JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Hospital Regional do Cariri suspende cirurgias eletivas por superlotação
Retorno ambulatoriais também foram suspensos temporariamente
Foto: Secretaria de Saúde do Ceará
Natália Alves
20/05/25 10:00

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, suspendeu todas as cirurgias eletivas previamente agendadas. A medida foi tomada devido a superlotação da unidade, visando priorizar os atendimentos de urgência, emergência e alta complexidade. Além das cirurgias, retornos ambulatoriais para pacientes que passariam por esses procedimentos também estão suspensos.

O diretor do HRC, Giovani Sampaio, pontuou que municípios como Aurora e Brejo Santo possuem cinco e mais de 25 leitos de UTI disponíveis, respectivamente, enquanto Juazeiro do Norte não possui nenhum. A suspensão das cirurgias se dá pelo fato de não haver leitos para o pós-operatório dos pacientes. Apesar disso, pacientes que sofreram acidentes, queimaduras, lesão por arma de fogo, facadas, entre outros tipos de danos, devem se dirigir imediatamente ao hospital.

“O momento que estamos passando com o hospital completamente lotado, todas as UTIs lotadas, alguns leitos de UTI estão pra ter alta, mas não tem onde colocar esses pacientes, pois os apartamentos estão lotados. A sala de reanimação, que cabe até três pacientes, nós estamos com nove pacientes agora, e na pequena cirurgia nós temos cinco pacientes intubados”, explicou o diretor.

O secretário de saúde de Juazeiro, Bendimar Júnior, afirma que a superlotação de hospitais é um problema em todo o estado. “Atualmente, o cenário do Ceará é que todas as unidades estão superlotadas, fruto do período que estamos passando, das arboviroses”, comentou. O secretário também informou sobre a abertura de três leitos de UTI no Hospital São Lucas em junho, para um maior suporte à população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE