JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Índice Firjan aponta três municípios caririenses entre os 10 menos desenvolvidos do Ceará
Brejo Santo aparece em 11º no ranking de desenvolvimento
Foto: William Guedes/ Prefeitura de Santana do Cariri
Natália Alves
13/05/25 0:00

Jardim, Santana do Cariri e Lavras da Mangabeira estão entre os 10 municípios menos desenvolvidos do Ceará. É o que aponta o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no último dia 08. Os dados são referentes ao ano base 2023 e mostram os municípios nas posições 175º, 177º e 182º, respectivamente.

Em 2013, Lavras da Mangabeira ocupava a 153º posição, caindo 29 colocações e tornando-se a terceira cidade menos desenvolvida do Ceará. Santana do Cariri e Jardim figuram em oitavo e décimo lugar na tabela, respectivamente. O estudo avalia o desenvolvimento em educação, saúde, emprego e renda dos municípios, onde os 10 piores no IFDM apresentaram situação crítica no nível de emprego, renda e saúde.

Fortaleza aparece como a capital do Nordeste mais bem colocada entre todas do país, em quinto lugar. O pilar da educação fez com que o município crescesse em 88% entre 2013 e 2023, saindo do patamar crítico para o moderado, um nível abaixo do considerado excelente.
Ainda no Cariri, Brejo Santo aparece em 11º lugar no ranking das cidades mais bem desenvolvidas do Estado. Segundo a Firjan, a nota geral de Brejo Santo reflete avanços nas políticas públicas adotadas pelo município nos últimos anos, demonstrando equilíbrio entre investimentos sociais e responsabilidade na gestão dos recursos. “Nosso objetivo é sempre construir um município mais justo, com qualidade de vida para todos e oportunidades para as futuras gerações”, destacou a prefeita Gislaine Landim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE