JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Autora caririense lança primeiro livro de poesias
Livro reúne poesias de afeto e descanso
Foto: João Paulo
Joaquim Júnior
29/04/25 12:00

Apaixonada pelas palavras desde cedo, Ana Ruty teve o primeiro contato com a literatura e a leitura ainda na escola. Natural de Crato e atual moradora de Juazeiro do Norte, ela começou a escrever aos 16 anos. Nos movimentos sociais, em especial no Coletivo Camaradas, ela teve a crença de suas palavras, a força da poesia e também do que queria jogar para o mundo. Agora, ela lança o livro de poesias “Apenas Palavras”, que será publicado através de financiamento coletivo.

Este será o primeiro livro publicado da autora, que já publicou poemas pelas coletâneas do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). “’Apenas Palavras’ já inicia com a ironia no título, porque não são apenas palavras, não são só palavras. Então, na ironia, no deboche e no jogo do sentimento humano eu brinco com a poesia e busco afetar a cada leitor. No final, faço um convite a cada um(a). A ideia é que as pessoas possam me sentir ao me ler, mas também se sentir e se encontrar”, explica.

Como cita, o livro reúne poesias de afeto e descanso, poesias de convites casuais e trocas íntimas e puras. Depois da escrita e da organização da obra, ela decidiu que queria publicar e compartilhar seu afeto com o povo. A decisão foi tomada mesmo sabendo que o caminho do financiamento não seria fácil, mas na certeza de que queria um livro físico para que as pessoas a lessem no papel, nas bibliotecas e em discussões diárias.

“Apenas palavras” será publicado pela editora TAUP, que, segundo a autora, funciona de forma por benfeitoria. “Preciso alcançar algumas metas financeiras para fazer a devida publicação, onde a pessoa tem a opção de só ajudar financeiramente, a opção de já comprar o livro de forma física e PDF. Tenho buscado bater essa meta em 30 dias, que foi o prazo dado pela editora”. Desta forma, quem puder e quiser contribuir, basta acessar o site https://benfeitoria.com/projeto/apenaspalavras para ajudar com qualquer valor e comprar o livro.

A autora ainda planeja realizar eventos de lançamentos, após a venda, e pré-venda para publicação. Para o futuro, Ana Ruty já desenvolve outros trabalhos. Atualmente, ela está organizando “Casa de Mãinha”, que será um segundo projeto de poesia. Para acompanhar o trabalho da autora, é só seguir o perfil @anarutyp, no Instagram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE