JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Presidente do PSB-Ceará, Eudoro Santana, insiste na candidatura de Cid Gomes ao Senado
29/04/25 0:00

Um dia depois da convenção estadual do PSB-Ceará, ocorrida neste domingo, 27, na Unipace, em Fortaleza, o presidente Eudoro Santana discordou do senador Cid Gomes, não aceitando a sua desistência de concorrer ao Senado Federal, para apoiar a candidatura do deputado Júnior Mano a senador, como representante do PSB na chapa do governador Elmano de Freitas. “ A candidatura do senador Cid faz parte do cenário, que é fundamental inclusive na chapa para reeleger o companheiro Elmano do PT”. Disse mais, Eudoro: “esse é um pensamento nosso,  do momento de alguns companheiros do PSB do Ceará, incluindo aí a minha visão”. Eudoro não concorda com a desistência de Cid Gomes, para favorecer a candidatura de Júnior Mano: “Acho que o senador Cid  contribui muito com a sua presença na chapa do governador Elmano. “Sobre preferir a candidatura de Cid Gomes em detrimento de Júnior Mano, o Presidente estadual do PSB explicou: “Não temos absolutamente nada contra ninguém, contra qualquer companheiro do PSB. Qualquer um filiado ao PSB pode e tem o direito de disputar um mandato. Porém, Eudoro ressaltou que “na verdade,  nós entendemos que Cid Gomes deveria continuar no mandato de senador, pela importância dele. Pela  liderança dele, pela capacidade de articulação que Cid  tem e porque nós consideramos essencial  essa participação dele, para garantir que, em 2026, a gente possa eleger o nosso governador e fazer os dois senadores.”

MDB exige vaga de senador para Eunício

O presidente estadual do MDB-Ceará, Eunício Oliveira, marcou para o dia 02 de maio, a convenção do partido em Viçosa do Ceará. Eunício está convidando a todos emedebistas do Cariri para prestigiar o Encontro Regional e a Convenção Estadual do MDB Ceará. No evento, o MDB-Ceará pretende lançar a pré-candidatura de Eunício ao Senado Federal, na chapa do governado Elmano, consolidando a aliança eleitoral do PT com o MDB, nas eleições de 2026. Segundo Eunício, “estamos convidando a todos os amigos e amigas emedebistas a estarem conosco nesse grande momento de união e fortalecimento do nosso partido, na Câmara Municipal de Viçosa do Ceará, às 19 horas. Comitivas do MDB do Cariri estarão presentes. Eunício, ao colocar seu nome no debate sobre a escolha dos dois candidatos a senador, que comporão a união com o governador Elmano, visa mostrar ao Abolição que não abre mão de concorrer novamente ao Senado. Essa é uma briga animada, pois além de Eunício já estão em campanha para senador, o líder do governo Lula, José Guimarães, o deputado Júnior Mano, lançado por Cid Gomes, Chiquinho Feitosa, e os deputados Mauro Filho, Robério Monteiro e Luizianne Lins. Diante de tantos nomes, tanto Elmano quanto o ministro Camilo só querem definir os escolhidos em 2026, pois Cid Gomes também continua como opção para o Abolição.

Cid Gomes não poupa Governo Lula de ataques

A convenção estadual do PSB-Ceará serviu para Cid Gomes anunciar que não disputará um novo mandato de senador no ano que vem. Tanto fez juras de amor ao irmão, Ciro Gomes, avisando que estará em seu palanque de oposição ao presidente Lula. Essa antecipação de um rompimento nacional de Cid Gomes com o PT, ameaça provocar outras crises políticas no Ceará. Apesar de bater no PT e em Lula, Cid Gomes defendeu sem muito entusiasmo à reeleição do governador Elmano. O PT cearense e seus principais dirigentes, incluindo o governador Elmano e o ministro Camilo Santana, não vão cair nas provocações de Cid Gomes. Se dizem satisfeitos com as declarações de apoio a Elmano, e não querem antecipar conflitos, pois estão convencidos de que Ciro Gomes não será candidato ao Planalto, principalmente agora que estourou o escândalo de desvio bilionário no INSS, cujo responsável pelo órgão é o ministério da Previdência, dirigido pelo presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi. Os petistas também não creem que Ciro Gomes vá trocar o PDT pelo PP, para ser candidato ao Abolição. Como não temem que Cid Gomes venha a romper com o PT e ser candidato ao Governo do Ceará contra Elmano. Preferem apostar na posição da deputada Lia Gomes: Cid tem história e deve disputar um novo mandato de senador pelo Ceará. Elmano e Camilo o apoiam.

Glêdson avalia lançar candidato a deputado

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), sabe o tamanho e a importância do município no cenário estadual. Assim, está  avaliando lançar uma candidatura ao parlamento na eleição do próximo ano. Glêdson quer um deputado para ser a voz de Juazeiro do Norte, preferencialmente na Câmara Federal. Além do vice-prefeito Tarso Magno (PP), Glêdson tem testado o nome da primeira-dama, Sandrinha Cavalcante, junto ao seu grupo. Os dois nomes circulam com muita facilidade entre os aliados. A discussão não chegou à definição se o nome escolhido disputará uma vaga de deputado estadual ou federal. O prefeito não descarta trocar apoio com outro candidato de fora para potencializar seu indicado. Caso o nome seja Tarso Magno, lideranças da base de Glêdson devem tentar convencê-lo a deixar o PP. A avaliação é que o partido não cumpre o que promete. O deputado federal AJ Albuquerque garantiu que Tarso assumiria, mas até agora não cumpriu. Tarso foi o candidato de Glêdson em 2022, ficou na primeira suplência, mas até agora não assumiu. Comedido, Glêdson acredita que AJ ainda vai cumprir a sua palavra. E continuar no PP ajuda a conquistar um mandato de deputado, pois neste dia 29, está sendo oficializada a federação União Progressista, entre o União Brasil e o PP.

Vieira Neto está com ciúmes do chefe do Detran

O vereador Capitão Vieira Neto (MDB) resolveu atacar a base governista em Juazeiro do Norte. Na sessão de quinta-feira (24), Vieira Neto fez cobranças ao  deputado estadual Fernando Santana. Não satisfeito , Vieira resolveu atingir o governador Elmano, declarando que a segurança e a saúde no Cariri não funcionam. Irritado, Vieira cobrou ainda que o Governador visitasse mais o Cariri para agradecer os votos que teve e saber que, quem faz  sua defesa, não encontra amparo na região. A revolta do Capitão Vieira, que reclama do seu abandono e também da  base governista, inclusive o seu partido, tem uma explicação. Essas  críticas vieram no mesmo momento em que o ex-vereador Adauto Araújo foi indicado para cargo de chefia no Detran Regional. Essa nomeação gerou a indignação do vereador Capitão Vieira, que mesmo ele não assumindo, queria ter sido consultado para avalizar a ascensão de Adauto Araújo a esse importante cargo no Cariri. A resposta dada ao vereador Vieira foi a indiferença da base governista na  Câmara de Juazeiro: nenhum vereador se manifestou sobre as críticas. E Vieira ficou isolado, pois seu comportamento não agradou a ninguém.

Fernando Santana vibra com sangria de Orós

O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, era a imagem da alegria, na manhã deste domingo (27), no município de Orós. Fernando viajou para acompanhar in loco a sangria do açude Orós, após 14 anos de espera. “ Esse dia histórico que estamos aqui, a acompanhar no açude Orós, comprova a felicidade que estamos vivendo,  após dois meses à frente da Secretaria dos Recursos Híbridos do Ceará”. Sobre a importância do açude Orós ter sangrado, o secretário Fernando Santana ressaltou que “esta água que serve para o abastecimento humano, que serve para a irrigação, para a produção, que gera emprego, gera renda e o acumulado aqui de 100% do reservatório do Orós faz história”. Destacou, ainda, que o açude Orós está também gerando emprego através do turismo. “As pessoas vendendo o seu refrigerante, a sua alimentação, centenas de milhares de pessoas hoje, aqui, visitando essa nossa barragem. E é apenas no primeiro dia que o Orós sangrou, imagine aí na continuidade dos dias.“ E concluiu o secretário Fernando Santana : “o sangramento do Açude Orós é um evento raro e bastante simbólico no Ceará. A última vez que aconteceu foi em 2011".

Disse me disse…

José Guimarães preferiu participar de plenárias do PT no Cariri, no domingo (27), a prestigiar convenção do PSB cearense.

A ausência de Guimarães tem uma razão. Cid Gomes fez um discurso muito duro contra a política econômica do governo Lula.

Cid Gomes foi além e avisou ao PT do Ceará, publicamente: apoio à reeleição do governador Elmano, mas não vota em Lula, pois seguirá o irmão Ciro Gomes, que tem seu nome lançado novamente ao Planalto.

A notícia de que o prefeito Glêdson Bezerra avalia lançar candidatura ano que vem animou o presidente da Câmara, Felipe Vasques (Agir).

Felipe trabalha sua candidatura a deputado federal e estaria disposto a fazer dobradinha com o nome indicado por Glêdson.

Os ataques do vereador Lukão ao deputado estadual Davi de Raimundão ganharam uma explicação. É a disputa eleitoral para 2026 chegando mais cedo.

Davi de Raimundão pensa em deixar o MDB. O problema é que na base de Elmano está faltando partidos, pois o Centrão está todo na oposição em Brasília. Davi só tem, fora o MDB, o PT, PSOL e o PSB.

Desculpe a ignorância, por que o senador Cid Gomes não consegue esconder que não gosta do presidente Lula?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE