JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri tem 23 municípios premiados por avanços na alfabetização
Programas como o Educa Juazeiro auxiliam na alfabetização infantil
Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Robson Roque
18/02/25 15:00

Vinte e três municípios do Cariri estão entre os cerca de 2.500 premiados no Brasil, por avanços na alfabetização de crianças. Junto com 26 estados e o Distrito Federal, essas cidades foram certificadas com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, criado em 2024, na gestão do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). O prêmio reconhece esforços em políticas de alfabetização e foi concedido em três categorias: ouro, prata e bronze.

“Quando assumimos, em 2023, apenas 36% das crianças brasileiras estavam sabendo ler e escrever na idade certa. Isso compromete todos os anos escolares, aumenta a reprovação e o abandono. O MEC não está nos municípios e estados, mas tem o papel de coordenar e de induzir a política pública na ponta, nos estados e municípios. Em um ano, chegamos a 56%. Não podemos deixar ninguém para trás”, destacou o ministro Camilo Santana.

De acordo com o Ministério da Educação, a premiação valoriza secretarias municipais de Educação que implementam políticas e estratégias para garantir a alfabetização infantil. No Cariri, 17 municípios receberam o Selo Ouro, incluindo Juazeiro do Norte. Quatro conquistaram o Selo Prata, entre eles o Crato, enquanto Barbalha e Nova Olinda foram reconhecidas com o Selo Bronze. Seis cidades da região não foram certificadas: Abaiara, Araripe, Campos Sales, Missão Velha, Potengi e Tarrafas.

As iniciativas das secretarias municipais de Educação foram avaliadas por uma comissão, a partir de 20 critérios, organizados em cinco dimensões: ações de integração; institucionalização da política de alfabetização no território; implementação da política de alfabetização; ações de formação docente e distribuição de material didático.

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte desenvolve ações e programas educacionais como o EducaJuazeiro, vistos como fundamentais para reforçar a alfabetização de crianças. Entre as práticas, destacam-se a formação continuada de professores e estratégias voltadas a necessidades específicas dos alunos.

“Nosso objetivo é garantir que todos os alunos se desenvolvam plenamente em diversas áreas do conhecimento, com especial atenção à fase fundamental da alfabetização”, enfatiza a secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Márcia França.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE