O município de Jardim está na etapa inicial das obras para construção de uma Estação de Transferência de Resíduos (ETR ou Ecocentros). A estrutura deve receber 21 toneladas de resíduos sólidos gerados por dia no município, recebendo o tratamento adequado. O término das obras tem previsão para o primeiro semestre de 2025, com Barbalha e Nova Olinda sendo também contempladas no mesmo período.
Com a estrutura, é esperado o desligamento do lixão municipal. Entre os municípios contemplados na iniciativa estão Altaneira, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Missão Velha e Santana do Cariri, que devem receber a iniciativa até o final do segundo ano de operação, em 2026. Com a concessão de 30 anos, a empresa Regenera ficará responsável pelos resíduos sólidos, enquanto a coleta seguirá sob responsabilidade da prefeitura.
“É nosso compromisso trabalhar para proteger as riquezas da região, como o solo, a água cristalina dos lençois subterrâneos, a biodiversidade da Chapada do Araripe e toda a população da região. Tudo isso é afetado de forma negativa pelo descarte e gestão inadequados de resíduos sólidos”, pontuou o diretor da empresa, Franklin Willemyns. Os municípios devem receber a infraestrutura adequada pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos e pelo Novo Marco Legal do Saneamento.