JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Municípios do Cariri integram lista do Mapa do Turismo Brasileiro
Documento acompanha desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis
Foto: Jaque Rodrigues
Joaquim Júnior
24/12/24 9:00

Maior município do Cariri, Juazeiro do Norte é o único da região a integrar a categoria A na lista do Mapa do Turismo, do Ministério do Turismo Brasileiro. No documento, eles são elencados em cinco categorias (A, B, C D e E), diretamente relacionadas à economia do turismo: quantidade de estabelecimentos de hospedagem; quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem; quantidade estimada de visitantes domésticos; quantidade estimada de visitantes internacionais; e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem. Os municípios de Barbalha, Campos Sales, Crato e Várzea Alegre também integram o Mapa, na categoria C.

Para Renato Wilamis, secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, a avaliação do resultado é positiva. “Acreditamos que isso reflete o trabalho a várias mãos de todo trade turístico da cidade de Juazeiro do Norte”, relata. Entre os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Juazeiro em prol do crescimento do setor, ele cita o Programa Qualifica Turismo (Qualitur), que busca a qualificação de empresas e profissionais do segmento; e o Programa Descobrindo Juazeiro, que promove o município, levando-o como destino para a vitrine do turismo nacional. “Nós levamos sempre conosco essa política do turismo regionalizado, que se complementa em suas mais diversas variáveis, de cidade para cidade”, pontua Renato, ao destacar o potencial turístico da região, que contempla aspectos religiosos, culturais, ecológicos e científicos.

Como aponta Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, Juazeiro do Norte é um dos municípios da região do Cariri com enorme potencial para a atividade turística. “Ficamos muito felizes com a inclusão do município na categoria A, que representa a mais alta classificação do Ministério do Turismo. Isso significa que o destino contribuiu para o desenvolvimento do turismo nacional, destacando-se pela oferta hoteleira, pela qualidade desses equipamentos, pelo faturamento gerado e pelas oportunidades de emprego criadas. Afinal, onde há turismo, há emprego e renda sendo gerados, o que melhora a qualidade de vida do povo cearense”, afirmou, ao mencionar que a Setur tem atuado para desenvolver essa atividade em todas as regiões do estado e continuará a auxiliar os municípios e o trade do Cariri na formalização e na capacitação dos produtos turísticos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE