Centro de Artesanato Maria Cândido será inaugurado em Juazeiro
Espaço se tornará um ponto central de comercialização e valorização do artesanato local
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
16/11/24 9:00

Em breve, o município de Juazeiro do Norte receberá um novo equipamento cultural: o Centro de Artesanato Maria Cândido. O anúncio, feito pela Secretaria de Cultura, indica que o novo espaço se tornará um ponto central de comercialização e valorização do artesanato local, oferecendo visibilidade aos artistas da região. O local será dedicado à produção, ao incentivo à economia criativa e à promoção de oficinas de artesanato.

“O artesanato local é uma rica expressão de criatividade e história, consolidando-se como uma atividade econômica importante para o município. Sua comercialização cresce especialmente durante as festas religiosas, como as Romarias. Juazeiro do Norte é reconhecido pela diversidade de artesanato, que inclui trabalhos em couro, madeira, palha, barro, metal e tecido. Entre os artesãos locais, há nomes de renome nacional e internacional, com obras expostas em museus e mestres da cultura cearense que preservam a cultura sertaneja”, informa a Secretaria de Cultura.

Como destaca a pasta, atualmente, o município conta com diversos pontos de artesanato, como o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart); a Lira Nordestina, uma gráfica responsável pela produção de literatura de cordel e xilogravuras, vinculada à Universidade Regional do Cariri (URCA); e o Centro Mestre Noza, da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte. Além disso, o artesanato é uma das maiores expressões culturais da cidade, presente em locais como o Largo do Socorro e mercados municipais.

Maria Cândido

Dona Maria, falecida aos 82 anos em março de 2021, vítima de câncer, deixou um legado como artesã reconhecido tanto em Juazeiro do Norte quanto em outras partes do Brasil. A trajetória dela começou com a produção de panelinhas e potes de barro para os filhos brincarem. Com o tempo, ela aprimorou as habilidades e adaptou as criações. Inicialmente, as peças produzidas por ela eram vendidas para uma cooperativa que se transformou no Centro Mestre Noza, um ponto de encontro para artesãos da cidade.

As obras de Dona Maria Cândido, conhecidas como "temas" ou "placas de parede", são peças tridimensionais feitas de barro, com formas arredondadas e um estilo único. Muitas de suas obras retratam figuras e cenários do Nordeste, como o Padre Cícero e Lampião, além de manifestações populares como o Reisado e o Maneiro Pau. A tradição de Dona Maria foi transmitida a seis de seus onze filhos, que seguiram sua vocação para o artesanato em barro.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ