JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Fernando Santana mostra prestígio do Cariri e será eleito novo presidente da Alece
12/11/24 0:00

Após 22 anos, o Cariri terá novamente o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará: Fernando Santana deve ser eleito como candidato único numa sessão, ainda não marcada, mas que ocorrerá entre os dias 01 a 15 de dezembro. Eleito, Fernando Santana só assumirá oficialmente a presidência no dia 1º de fevereiro de 2025. Entretanto, interinamente, diante da renúncia do presidente Evandro Leitão, no dia 31 de dezembro, para tomar posse como prefeito de Fortaleza, Fernando Santana ocupará o cargo máximo do Poder Legislativo do Ceará, também durante o mês de janeiro. A candidatura de Fernando Santana é resultado do diálogo que ele mantém com os partidos e as bancadas, inclusive a oposição na Alece. Um levantamento revela que dos 46 deputados estaduais, hoje 44 já teriam declarado o voto em Fernando Santana. E não está descartado o apoio da unanimidade da Alece. A indicação de Fernando Santana aconteceu num processo de consultas, onde cinco nomes queriam suceder Evandro Leitão: Fernando Santana, Osmar Baquit, Romeu Aldigueri, Guilherme Landim e Salmito Filho. Na largada, o favoritismo de Fernando Santana se impôs. O governador Elmano de Freitas escutou a opinião das bancadas e conversou com o ministro da Educação, Camilo Santana, relatando que o consenso para assumir a presidência da Alece era o deputado do PT, Fernando Santana. Indicado, Fernando Santana conversou com quase todos os deputados estaduais. Sua candidatura não tem nenhuma resistência. Nesta segunda, o senador Cid Gomes reuniu deputados estaduais do PSB/PDT e deu seu veredito: o presidente da Assembleia está definido. É Fernando Santana. Já a nomeação do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará deve ficar para o ano que vem. Com mais prazo para debater essa indicação do governo Elmano.

Camilo descarta de novo ser candidato ao Planalto
O ministro da Educação Camilo Santana repetiu o que já havia dito no Ceará, que não é candidato a presidente da República em 2026. Voltou a defender à reeleição de Lula, que é o seu candidato. Essas declarações foram dadas por Camilo neste domingo (10), numa entrevista ao jornal carioca OGLOBO. Segundo a reportagem, Camilo é indagado sobre a posição do deputado federal Eunício Oliveira (MDB-CE), que ele seria a melhor opção para suceder Lula na Presidência. E é feita a pergunta: Concorda? Camilo é franco e direto, sem rodeios: “Isso é bondade do Eunício. O meu candidato à eleição chama-se Luiz Inácio Lula da Silva. Tenho um mandato de oito anos (no Senado) e nenhum interesse de ser candidato. Meu único foco neste momento é trabalhar muito pela educação”. Ministro Camilo retrata ainda o seu papel como senador e uma das principais lideranças do PT no Nordeste: “O meu estilo é de contribuir. Nada é pessoal, tudo é um projeto. E eu aceitei o convite do presidente para vir para cá, porque eu acredito que o caminho é por meio da educação. Nós não vamos conseguir resolver todos os problemas, mas você precisa priorizar aquilo que é mais importante. O que eu quero é contribuir com o governo do presidente Lula, que, para mim, é um grande líder, muito maior do que o próprio PT. Respeito muito a liderança da Gleisi (Hoffmann, presidente do PT), mas sempre respeitando os espaços, a hierarquia e a grande liderança do presidente Lula”.

Guimarães saber que nãotem apoio de Camilo
O PT enfrenta nacionalmente uma crise de identidade após o resultado negativo das urnas. O partido só elegeu um único prefeito de Capital, Evandro Leitão, em Fortaleza. Agora, a presidente nacional Gleise Hoffmann voltou a defender o nome do líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, para substituí-la. Se o presidente Lula insistir em vetar um petista do Nordeste para a direção nacional do PT, Gleise e Guimarães querem ser recompensados. Gleise insiste em ser a candidata do PT à vaga de ministra do TCU, no acordo de apoio à candidatura de Hugo Mota ao posto de presidente da Câmara, hoje ocupado por Arthur Lira. Já Guimarães, que declara ser candidato ao Senado, quer mais espaços no Governo Lula. Desiste da presidência nacional do PT, em troca do lugar de ministro Alexandre Padilha, nas Relações Institucionais. O presidente Lula defende a candidatura do prefeito de Araraquara, Edinho Silva. E não se mostra disposto a negociar com Guimarães ou Gleise. Essa queda de braço de Guimarães com Lula. Pode até afetar seus planos de ser candidato a senador. Entrevistado pelo OGLOBO, sobre a candidatura de Guimarães a presidente nacional do PT, o ministro Camilo foi claro em não apoiá-lo: “ Acho que o partido não é do Nordeste, é do Brasil. E, repito: caberá a discussão, sob a liderança da nossa presidente (Gleisi). E sempre respeitando o nosso maior líder, que é o presidente Lula.”

Base governista em Juazeiro vive crise
Os três principais partidos da base política do governo Elmano de Freitas (PT)/ministro Camilo Santana (PT) – PT, PSB e MDB – estão muito distantes de uma atuação conjunta. A desarticulação ficou escancarada na corrida pela presidência da Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro do Norte. Juntos, os partidos têm oito votos e, mesmo assim, sequer chegaram a cogitar uma reunião. Vereadores eleitos pelo PSB reclamam de abandono da direção, após o resultado da eleição. No PT, a direção municipal, sequer, sentou para avaliar o resultado e planejar a atuação política do partido na Câmara. Mas, o pior é o MDB, onde os membros estão se acusando publicamente de boicote a candidatura de Fernando Santana. O deputado federal Yury do Paredão (MDB) garante que houve abandono do grupo ligado ao ex-prefeito Raimundo Macedo, pai do deputado estadual Davi Macedo, que indicou a candidata à vice na chapa de Fernando Santana, a senhora Maricele Macedo. Essa confusão favorece a candidatura a presidente, do vereador Felipe Vasques, do nanico partido Agir. Esse cenário de conflitos entre os filiados e dirigentes dos partidos que não conseguiram êxito nas eleições de Juazeiro é resultado da derrota. É a necessidade de apontar um culpado pelo mau resultado eleitoral. A tendência é que com o passar do tempo, as brigas fiquem mais esparsas e as conversas entre velhos aliados voltem a fluir, com mais naturalidade. Até porque essa caça às bruxas não é interesse do Abolição, que conta com todos para as eleições ao Governo e ao Senado em 2026. E os articuladores governistas estão corretos com essa posição de atuarem como bombeiros, apagando esses incêndios.

Reforço do PSB nos ataques a Raimundão 
Além do fogo amigo, deferido pelo deputado federal Yury do Paredão, o MDB do ex-prefeito Raimundo Macedo e de Davi Macedo, também tem sofrido acusações do PSB. O grupo de Raimundão é acusado, por dirigentes do PSB, de abandono da campanha municipal. O vice-prefeito Giovanni Sampaio (PSB) não esconde a sua indignação com a falta de empenho como principal causa da derrota de Fernando. O clima é tenso entre esses partidos que estiveram aliados nas eleições deste ano. Há quem defenda uma ruptura com o MDB para a eleição de 2026. Nesse confronto estabelecido, existem avaliações que a candidatura à reeleição de Davi Macedo estaria comprometida pela enxurrada de críticas ao seu engajamento nas recentes eleições, que têm chegado aos ouvidos tanto do governador Elmano de Freitas quanto do ministro Camilo Santana. Em silêncio, quando é questionado sobre essas agressões, que considera injustas, o ex-prefeito Raimundão garante aos mais próximos que nunca contou com ninguém para eleger o filho e, em 2026, não será diferente.
 
Câmara de Juazeiro ameaça terminar com presidente interino
Sem precedentes na história política, a forma melancólica como a Câmara de Juazeiro do Norte, a maior do interior do Ceará, tende a terminar a legislatura 2021/2024. A Casa teve suspensa, pela Justiça do Ceará, a eleição suplementar de março de 2023, que colocou o vereador Capitão Vieira Neto na presidência, após da tragédia da morte da presidente Yanny Brena. No comando da Câmara, o vereador Raimundo Jr. Espera, agora, por uma decisão judicial para conduzir os rumos do Poder Legislativo. Além disso, há uma expectativa de que Capitão Vieira possa conseguir uma liminar para se manter no poder até o dia 31 de dezembro. Por outro lado, o ex-presidente Darlan Lobo, um dos autores da ação que derrubou a eleição suplementar por falta de publicidade institucional, ainda pensa em disputar o cargo e, na sessão do último dia 7, exigiu que a Justiça e Raimundo Jr. dêem respostas às suas cobranças. Raimundo Jr. repete o que a assessoria jurídica da Câmara tem orientado: é esperar pela orientação da Justiça. Ou seja, o mais provável é que o vice-presidente termine o ano e a legislatura no cargo, como interino.

Disse me disse…
Fernando Santana eleito presidente da Alece, tanto pode ficar para cumprir dois mandatos à frente do Poder Legislativo cearense, quanto pode ser lançado candidato à Câmara Federal.

O PT cearense passará por uma renovação nas candidaturas de deputado federal. José Guimarães pretende concorrer ao Senado e José Airton Cirilo fala em se aposentar ou disputar uma vaga de deputado estadual.
 
Na base governista de Barbalha, as definições estão perto. Uma reunião para discutir a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara deve acontecer nos próximos dias.
 
A disputa, sem tensão, continua entre os vereadores André Feitosa (PSB) e Professor Ilanio (PSB). Mas, registre-se que Darivan Amaro (PT) continua no páreo.
 
No Crato, o presidente Florisval Coriolano garantiu que o projeto para votação secreta não é assinado apenas por ele. A autoria é de toda Mesa Diretora.
 
O projeto, aprovado na sessão do dia 22, está sendo questionado por ter ido ao plenário sem as três assinaturas da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A manobra do atual presidente da Câmara do Crato é estimular a traição dos vereadores aliados ao prefeito André Barreto.

Essa jogada do presidente Florisval tem poucas chances de vingar. Quem quiser trair, sabe que numa eleição com poucos protagonistas é fácil identificar.

Desculpe a ignorância, a eleição do deputado Fernando Santana mostra o resgate do prestígio do Cariri na Alece?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE