JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Festival Sérvulo Esmeraldo 95 é realizado em Crato
FSE tem programação gratuita até 3 de novembro - após, programação segue on-line
Foto: Allan Bastos
Joaquim Júnior
02/11/24 9:30

Até domingo (3), o Crato recebe a quinta edição do Festival Sérvulo Esmeraldo, o FSE 95. Posteriormente, entre os dias 9 e 30 de novembro, a programação segue com bate-papos on-line. A programação gratuita inclui masterclasses, oficinas, exposições, vivências ambientais e culturais no Cariri cearense, que reúne grandes nomes da arte contemporânea brasileira.  As oficinas deste ano têm à frente Siron Franco (GO), Berna Reale (PA), Rivane Neuenschwander (MG) e Pedro Motta (MG) com Kátia Lombardi (MG), residentes artísticos.

Com o tema "Venha Somar", o festival celebra a memória de Sérvulo Esmeraldo e pauta a alegria, o conhecimento, a educação, a percepção e o afeto presentes na obra do artista, natural de Crato, que completaria 95 anos em 2024. Como aponta a organização do FSE, o evento fomenta e promove as artes visuais, com ações de formação artística e de público. As Residências Artísticas norteiam a programação que envolve exposições, oficinas, palestras e vivências ambientais de forma presencial, além de bate-papos virtuais e, este ano, vem com forte apelo para o Meio Ambiente e a questões ligadas ao ecossistema do Cariri.

A abertura oficial do FSE95 contou com a abertura da exposição Terra Profanada, assinada por Siron, no Centro Cultural do Araripe (antiga Estação do Trem), no Largo da RFFSA – Centro, que fica em cartaz até 30 de novembro. As masterclasses e oficinas com os artistas residentes serão realizadas até o dia 3, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da URCA, no Crato, totalizando 20 horas/aula. Os participantes selecionados que tiverem frequência de 80% receberão certificado da URCA.

Por sua vez, os bate-papos na web, intitulados Porque o Cariri Encanta..., reúnem Siron Franco em conversa com o jornalista Ruy Lima sobre Arte e Meio Ambiente; o artista têxtil e performer Alexandre Hebert com a estilista Ariane Morais versam sobre As Linhas do Tempo, abordando moda, arte e ancestralidade; a arqueóloga Heloísa Bitú (IAC/FGG/URCA) com a artista visual e professora Ana Cláudia Assunção falam sobre Arqueologia e Pintura, e o paleontólogo Álamo Feitosa (Geopark Arararipe/URCA) com o professor Mauro Oliveira (Pirambu Innovation) discutem sobre Paleontologia e Inteligência Artificial.

 O Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, que promove atualmente a exposição Esse é Sérvulo Esmeraldo, também vai ser palco da pré-estreia do curta-metragem Mulher Barco, do fotógrafo, professor e realizador audiovisual Tibico Brasil, sobre a escultura La Femme Bateau.

O Festival Sérvulo Esmeraldo é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio das galerias Estação, Raquel Arnaud e Multiarte; além das parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da PROEX e do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau; da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri e do Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante; e do Sistema Fecomércio CE, por meio do Sesc, que possibilita a apresentação musical de Daniel Medina  na abertura do FSE 95.

Com informações da Assessoria do FSE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE