JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Projeto de extensão promove educação sexual em libras na UFCA
O projeto produziu informações sobre o tema na língua de sinais e compartilhou o conteúdo com a comunidade surda do Cariri
Foto: ASCOM/UFCA
Jornal do Cariri
30/10/24 11:30

A educação sexual é fundamental para a saúde pública, por instruir as pessoas sobre temas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência e abuso infanto-juvenil. Debates sobre essa temática, no Brasil, embora ainda sejam tabu, têm o intuito de conscientizar a população sobre questões relacionadas ao corpo e ao sexo, de maneira natural.

Principalmente em razão desse tabu, não é tão simples, no Brasil, encontrar um espaço aberto e seguro de troca de informações confiáveis sobre saúde e sexualidade. Essa dificuldade acaba acentuada no contexto de pessoas que enfrentam barreiras linguísticas, como é o caso da comunidade surda, cuja primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e não o português.

A partir dessa perspetiva, o professor Rômulo de Lima Sousa, do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desenvolveu o projeto “Apontamentos para Educação Sexual, em Libras, para a comunidade surda do Cariri-CE”. Com a intenção de incluir os surdos da região em discussões sobre educação sexual, o projeto produziu informações importantes sobre o tema na língua de sinais e compartilhou o conteúdo com a comunidade surda do Cariri.

De acordo com o professor Rômulo, a ideia do projeto surgiu em 2023, após ele orientar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma discente que pesquisava sobre a comunidade LGBTQIAPN+ surda do Cariri: “A partir da pesquisa dela, a gente encontrou que não existiam campanhas, informações ou projetos que visassem a Educação Sexual, não só para a comunidade LGBTQIAPN+, mas para a comunidade surda como um todo”, afirmou.

O docente da UFCA destaca que, ao falar sobre Educação Sexual, o projeto também discute pautas sobre consentimento, saúde sexual, identidade de gênero, sexualidade, reconhecimento de sinais de abuso e métodos contraceptivos.  A iniciativa, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), tem como público principal os surdos do Cariri – especialmente os das cidades que formam o triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) – e pessoas que frequentam associações da região voltadas para esse público. Ao todo, participam do projeto 15 discentes do curso de Letras-Libras da UFCA – entre surdos e ouvintes.

Ato de empoderamento

Para Rômulo, por vivermos em uma sociedade preconceituosa, o projeto impactou positivamente a formação acadêmica e pessoal dos participantes e pode ser visto como uma quebra de paradigmas para o Cariri.

“Eu acredito que a iniciativa tenha tido uma influência muito grande na possibilidade de trazer esse conhecimento para os surdos da região. [O projeto também] ajudou os discentes de Letras-Libras a entender essas diferenças para além da surdez e, para comunidade surda, eu acho que foi um ato de empoderamento”, pontuou Rômulo.

O projeto trouxe, tanto para discentes da UFCA quanto para o público externo, segundo o professor, informações básicas e acessíveis para ouvintes, mas que ainda são escassas na Libras.

Fases do projeto e apresentação das ações

Após aprovação junto à Proex/UFCA, a iniciativa contou com duas etapas de execução. Na primeira, foi realizada a formação dos estudantes extensionistas para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos compartilhados.

Na segunda fase, foram ofertados, para a comunidade surda, palestras, oficinas e minicursos. Nesses encontros, o projeto fez uso de abordagens participativas, como dinâmicas de grupo, debates e recursos visuais em Libras.

A ação apresentou um minicurso durante o terceiro Setembro Surdo, evento realizado pelo curso de Letras-Libras na UFCA e, posteriormente, o projeto também foi apresentado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato.

O professor explica que, embora o projeto já esteja em fase de conclusão do objetivo inicialmente proposto (consolidação e entrega de relatório final à Proex/UFCA), há possibilidade de uma segunda edição do projeto, a partir de uma nova perspectiva, para o ano que vem, possivelmente abordando temáticas não contempladas na primeira edição.

Com informações da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE