JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Camilo vence em Fortaleza e se torna nome mais forte para suceder Lula
29/10/24 0:00

O Partido dos Trabalhadores (PT) teve um desempenho sofrível nas urnas deste ano. Apenas o PT de Fortaleza, sob a liderança do ministro Camilo e do governador Elmano, elegeram o único prefeito petista em uma capital. No caso, Evandro Leitão, depois de uma disputada eleição, com uma maioria de 10.838 votos. Camilo mostrou toda a sua liderança e ganhou o respeito do presidente e do PT. Entre os 26 estados brasileiros, foi o Ceará o que teve o melhor desempenho contra candidaturas do centro, da direita e da extrema-direita. No Ceará, sob o comando de Camilo e Elmano, o PT elegeu 47 prefeitos e o PSB, com a presidência de Eudoro Santana, pai de Camilo, emplacou 65 prefeitos. Juntos, PT e PSB elegeram 112 prefeitos no Estado. Uma vitória arrasadora. E é com esse potencial que Camilo tende a ser o candidato do PT e de Lula a sua sucessão. Nas disputas eleitorais deste ano, tanto Lula quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro não saíram com resultados positivos das urnas. No domingo (27), o presidente Lula completou 79 anos, e se resolvesse tentar um quarto mandato, iria ser candidato com 81 anos. Após a queda no banheiro e com o balanço eleitoral, Lula reflete sobre seu futuro político. Hoje, a tendência é não ser candidato. Se confirmar a sua desistência, Lula tem três opções para lançar: a primeira - e mais provável - é Camilo Santana. O outro nome é do ministro Fernando Haddad. E com possibilidades remotas, o ministro Rui Costa. A vitória de Evandro Leitão empoderou Camilo para presidente e Elmano para se reeleger ao Abolição em 2026.
 
Capitão Vieira quer garantias para concorrer 
O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Capitão Vieira Neto (MDB), cobra a conta da sua reeleição para a presidência da Casa, junto a base do Abolição no Município. Capitão Vieira garante que só vai à luta, se houver chance de vitória e, para isso, quer se reunir logo com as lideranças ligadas ao governo Elmano e ao ministro Camilo. Defensores da candidatura do Capitão Vieira apostam na força de lideranças como os deputados federais Yury do Paredão e José Guimarães, além de Fernando Santana e do ministro Camilo Santana. A tese de Capitão Vieira é simples: sua reeleição na direção da Casa assegurará o protagonismo da oposição frente ao prefeito Glêdson Bezerra. Capitão Vieira esperava o fim da campanha de Fortaleza para começar a articulação de sua candidatura para um novo mandato à frente do Poder Legislativo juazeirense. Esse período do segundo turno, que imobilizou Capitão Vieira, acabou por favorecer ao seu principal adversário, Felipe Vasques. O presidente Capitão Vieira reconhece, nas conversas com seus aliados, que Felipe Vasques avançou muito. Porém, mantém a crença que pode reverter esse quadro e se reeleger, com o envolvimento do ministro Camilo e do deputado Fernando Santana.

Sem barulho, cresce a cotação de Felipe Vasques
Mesmo sendo um estreante na política de Juazeiro do Norte, o outro nome na disputa pela Câmara Municipal, o vereador eleito para o primeiro mandato, Felipe Vasques, mostrou uma competência surpreendente e, assim, já estaria fechado, tendo o apoio de 13 dos 21 vereadores. Mesmo com o favoritismo inesperado de Felipe Vasques, o atual presidente Capitão Vieira avalia que ainda tem tempo para reverter esse quadro desfavorável . Há uma expectativa de que esta semana as bancadas de PT e MDB devam sentar para discutir a sucessão do Legislativo de Juazeiro. Felipe Vasques tem acompanhado todos os movimentos dos vereadores eleitos, e os passos de seu principal concorrente, Capitão Vieira. Ao se propor a dialogar com os vereadores de todos os partidos, visando construir um projeto para o parlamento, ouvindo e decidindo coletivamente os rumos da Casa Legislativa, Felipe Vasques avançou com a sua candidatura. E as adesões não pararam de acontecer. Hoje, Felipe Vasques, o vereador mais votado das eleições, estaria eleito presidente da Câmara. Sua eleição está alicerçada numa plataforma visando dar grandeza aos vereadores e dar mais respeito ao Poder Legislativo.
 
Disputa pelo comando da Câmara do Crato esfria 
A última semana foi marcada pela falta de movimentação na briga pela presidência da Câmara do Crato. O último lance foi do vereador Matheus Leite, nome do PDT, que reuniu a maioria dos vereadores da base aliada em um restaurante da cidade. A reunião teve a presença do prefeito eleito, André Barreto (PT), que garantiu apoio ao nome de Matheus. Há quem avalie que essa reunião causou o esfriamento da disputa. O outro vereador da base que colocou o seu nome, Alex Saraiva, recuou. Apesar do clima frio na sucessão da Câmara do Crato, apoiadores de Matheus o advertem para não relaxar achando que está ganhou. Alex Saraiva é apoiado pelo atual presidente da Câmara, Florisval Coriolano, que conhece bem os caminhos para chegar à presidência. Florisval não fala sobre o assunto. Diz, apenas, que ainda é cedo para discutir a sua sucessão. O presidente estaria mais preocupado em aprovar o projeto que devolve a gestão financeira da Saaec. Há um temor da base do futuro prefeito André Barreto com o silêncio de Florisval.
 
Yury do Paredão bate forte: teve traidores na campanha

No auge da comemoração da vitória de Evandro Leitão, em Fortaleza, o deputado federal Yury do Paredão resolveu lavar a roupa suja da campanha de Juazeiro do Norte nos grupos de WhatsApp locais. Yury avaliou que Fernando Santana foi derrotado dentro de casa. Para Yury, teve traição durante a campanha, e piorou muito na reta final. Na postagem, o deputado não revelou nomes, mas garantiu que todos sabiam de quem ele falava. Disse: “quem traiu e fez sacanagem sabe!!!”. No mesmo ritmo das críticas, o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, disse, em um dos grupos, que Evandro ganhou porque teve dedicação da base aliada do governador Elmano, o que não teria ocorrido em Juazeiro, com a candidatura de Fernando Santana. Não
poupou ninguém na sua avaliação, inclusive petistas graúdos. Na eleição de Evandro em Fortaleza, Fernando Santana foi um dos grandes articuladores para levar lideranças à capital, onde teve protagonismo na vitória. Entretanto, até agora, não se manifestou sobre a crise interna da sua campanha em Juazeiro.

Fernando Santana bem cotado para presidir Alece
O assunto está somente nos bastidores da Assembleia Legislativa. A eleição do prefeito Evandro Leitão antecipou a sua sucessão. Evandro renuncia à presidência da Alece, no próximo dia 31 de dezembro, para assumir o cargo de prefeito de Fortaleza no dia 1º de janeiro. Com essa renúncia, Fernando Santana assume a presidência por 30 dias, até 31 de janeiro. E como presidente da Assembleia do Ceará, pode e deve disputar à reeleição. Essa mudança, devido à saída obrigatória de Evandro Leitão para a prefeitura de Fortaleza, torna o nome de Fernando Santana imbatível para sucedê-lo na Alece. Esse assunto da sucessão ainda não entrou na pauta do governador e do ministro Camilo, apesar de já ser obrigatório entre os deputados estaduais. A única definição do governador Elmano é que ele não vota em deputado que não o apoiou nas eleições de 2022. Desse modo, a opção de Guilherme Landim está descartada. Quem também não se manifestou sobre o nome a suceder Evandro Leitão foi o ministro Camilo. Prefere ganhar um tempo para construir uma candidatura consensual. Registre-se: Evandro Leitão terá peso na escolha de seu sucessor.

Disse me disse:
Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil teve grande protagonismo na reta final da campanha de Evandro Leitão em Fortaleza.

Atacado pelo candidato André Fernandes, nos debates do segundo turno, Eunício Oliveira deu o troco.

Disse que “a melhor resposta veio das urnas. Meu papel na política foi trazer R$ 13 bilhões para o Ceará, e na campanha foi te derrotar.”

O clima entre partidários do prefeito eleito Evandro Leitão e André Fernandes ainda é tenso, e provoca debates acalorados no Cariri.
 
Quem não foi para a reta final da campanha de Fortaleza foi Giovanni Sampaio. Ele não esconde sua decepção com as lideranças petistas.
 
Giovanni ainda não engoliu a derrota de Fernando Santana em Juazeiro, já que propagava: venceremos essa disputa eleitoral com mais de 20 mil votos.

Vereador Pedro Lobo teve uma atuação descartada pela coordenação da campanha de Evandro. Após êxito eleitoral do PT na capital, deve reassumir mandato na Alece.

Desculpe a ignorância, a vitória de Evandro Leitão serviu para o ministro Camilo calar todos adversários políticos no Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE