Prefeito de Penaforte é enfático: administrará até o fim
29/10/24 0:00

O prefeito de Penaforte, Rafael Ângelo (PT), garante que governará o município até o último dia do seu mandato, em 31 de dezembro. Em meio a denúncias de desmonte e abandono da gestão, o prefeito observa que fotos divulgadas por alguns populares, apontando sucateamento de escolas e veículos, são antigas e não condizem com a realidade. De acordo com o gestor, no momento, os ônibus estão funcionando dentro da normalidade, assim como os serviços ofertados à população. Ouvido por este colunista, o prefeito Rafael garantiu que a limpeza urbana, por exemplo, continua sendo feita todos os dias por uma empresa licitada. A denúncia acabou motivando uma visita do Ministério Público. A promotora Leyde de Andrade vistoriou serviços essenciais e secretarias, mas não constatou anormalidades. Sobre os débitos da gestão, Rafael garante que entrega a Prefeitura em situação bem melhor do que recebeu.

Gestão de Altaneira admite ter quebrado o Município

Uma queda de braço entre a Prefeitura de Altaneira e os aprovados no concurso público deste ano acabou revelando uma situação preocupante. A gestão do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) teria assumido que o Município está quebrado. A constatação veio através de uma nota de repúdio, divulgada pelos aprovados no concurso e direcionada aos vereadores, após a sessão do dia 25. Os parlamentares aprovaram um pedido de anulação das convocações 6 e 7 do concurso, sob justificativa de que a “Prefeitura se encontra falida” e, portanto, sem capacidade financeira para arcar com as contratações. Só pra lembrar, o concurso foi resultado de acordo entre a Prefeitura e Ministério Público.

Gestões que exigirão muito dos seus novos prefeitos

Diante da afirmação da gestão do prefeito Dariomar Rodrigues, de que Altaneira não tem capacidade financeira sequer para pagar novos concursados, o alerta acendeu para outras administrações do Cariri, que terão novos prefeitos. Em municípios como Potengi, Araripe, Salitre e Tarrafas, os novos gestores já falam em reconstrução e denunciam desmonte e abandono. Estes municípios estão entre as gestões que não conseguiram reeleição ou que não elegeram sucessores. As administrações foram alvo de denúncias e investigações do Ministério Público. Os eleitos Salviano Alencar (Potengi), Zé Gordinho (Araripe), Rondilson Ribeiro (Salitre) e Eronildes (Tarrafas, já falam em paciência para os resultados e na necessidade de reconstruir as gestões. A espera pode ser longa!

Derrotas que podem significar ponto final

Algumas derrotas eleitorais no Cariri podem significar o fim de carreiras políticas de lideranças que, até pouco tempo, eram imbatíveis em seus municípios. Derrotas como as de Hellosman Sampaio, em Milagres; Afonso Sampaio, em Nova Olinda; Marquinélio Tavares, em Barro; e Vandevelder Freitas, em Farias Brito; podem significar o fim de ciclos que duraram décadas de protagonismo político. Dos quatro, apenas Vandevelder foi para a disputa direta e perdeu, pela segunda vez, para o mesmo adversário, o prefeito reeleito Deda Pereira. Os outros três, sequer, puderam ir à disputa. Grandes lideranças no seu tempo, mas que as urnas têm mostrado que precisam dar passagem as novas gerações. A dúvida é: será que eles entenderam o recado?

Enquanto isso...

Em Mauriti, o prefeito João Paulo (PT) venceu e convenceu. Com mais de 70% dos votos, o petista derrotou, numa primeira visão, a oposição. Mas, para o mais atento observador, João Paulo foi mais longe.

Antes da eleição, João Paulo tinha a desconfiança de parte do próprio PT, seu partido. Chegou a enfrentar tensões internas, mas resistiu e reafirmou sua liderança, diante da sombra do ex-prefeito Isaac Júnior.

O prefeito reeleito de Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT), avaliou que a grande confiança depositada pelo povo, para o seu quarto mandato, aumenta a sua responsabilidade com a gestão.

Antônio Filho foi reeleito com a maior diferença da história do Município, mais de 80% dos votos válidos. Agora, o prefeito disse ter a responsabilidade de marcar sua passagem com uma gestão também histórica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ