Camilo se fortalece para suceder Lula em 2026
Vitória do PT em Fortaleza consolida Camilo para 2026
Foto: Redes Sociais
Robson Roque
29/10/24 0:00

A eleição de Evandro Leitão (PT) à prefeitura de Fortaleza é avaliada como um passo importante para o fortalecimento de Camilo Santana (PT) como o sucessor de Lula nas eleições presidenciais de 2026. O nome do ministro da Educação ganhou força entre caciques e aliados do partido, por ele ter sido a única liderança que conseguiu eleger prefeito do PT em uma capital, quebrando um jejum que perdurava desde 2016. 

Lula, que sinaliza a aposentadoria, tem reiterado que só se candidata à reeleição para “evitar que um negacionista volte”. Dada a incerteza, alguns nomes começam a ser cogitados. Entre eles, Camilo Santana, bem como os ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Rui Costa, da Casa Civil; e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social. 

A vitória em Fortaleza é apontada como um fato relevante para que o ministro caririense largue na frente, sobretudo entre lideranças que não acreditam numa vitória de Haddad, candidato a presidente em 2018, no lugar de Lula, que estava preso. Camilo, por seu turno, tem enfatizado que a decisão de concorrer ou não será exclusiva do presidente.

Conforme repercussão na imprensa nacional, lideranças petistas avaliam que a vitória em Fortaleza contribui para a imagem de Camilo, mas que ele ainda precisa consolidar seu capital político, crescendo como ministro da Educação. Ele se empenhou efetivamente para que uma capital voltasse a ser comandada pelo PT, o que não se registrava há oito anos. Para isso, não somente participou de campanhas publicitárias, como também de carreatas e outros atos eleitorais. Além de se licenciar do ministério para se engajar na campanha de Evandro, ele também levou Lula para Fortaleza em duas ocasiões.

Todos contra Camilo

Além de evitar a eleição de André Fernandes (PL), um bolsonarista raiz, Camilo Santana também enfrentou um racha no PDT. Ele viu ex-aliados históricos, como o prefeito José Sarto e o ex-prefeito Roberto Cláudio, apoiarem o concorrente. O contexto levou o prefeito eleito, Evandro Leitão, a avaliar que Camilo foi o mais vitorioso no pleito, uma vez que os apoios serviam para minar a força política do ministro no Ceará. 

“Todos se juntaram, não foi para derrubar o Evandro, mas foi para derrubar o Camilo, já pensando em 2026. Porque sabem que o Camilo é a maior liderança desse Estado. Sabem que a população tem um carinho e um respeito enormes por ele”, disse Evandro, nesta segunda-feira (28). Outras lideranças, a exemplo dos prefeitos de Crato e Barbalha, e dos deputados estaduais e federais que representam o Cariri também saíram em defesa do ministro.

O próprio Camilo Santana adotou tom semelhante ao de Evandro. “O que eu puder fazer para o Evandro ser o melhor prefeito de Fortaleza, vamos trabalhar. Todos se uniram contra nós. Sofremos tudo o que é possível ser feito, de fake news, de mentiras, contra nós. Somos cristãos, apoiamos a família”, desabafou Camilo, durante a comemoração logo após o resultado das urnas. 

Lideranças se engajam

Lideranças políticas do Cariri se engajaram na campanha vitoriosa de Evandro Leitão (PT) no segundo turno. Os prefeitos de Crato e Barbalha, Zé Aílton e Guilherme Saraiva, além do prefeito eleito cratense, André Barreto, todos do PT, estiveram na capital no fim de semana. “Meus parabéns também ao povo de Fortaleza, que confiou em Evandro Leitão para construir um futuro melhor para a cidade!”, escreveu o gestor barbalhense em rede social.

Além deles, os deputados estaduais Davi de Raimundão (MDB), Danniel Oliveira (MDB), Guilherme Landim (PDT), Fernando Santana (PT) e Pedro Lobo (PT), e os deputados federais Idilvan Alencar (PDT), Eunício Oliveira e Yury do Paredão, ambos do MDB, também se somaram às fileiras do candidato eleito. “Fortaleza escolheu a experiência, o respeito e a paz, rejeitando extremismos e violência. Parabéns ao novo prefeito da capital mais importante do Nordeste, Evandro Leitão!”, postou Idilvan.

Para Eunício Oliveira, presidente estadual do MDB, a campanha no segundo turno foi uma disputa entre o bem e o mal. “Estaremos juntos, apoiando sua gestão, para que nossa cidade retome o caminho do desenvolvimento, do crescimento com justiça social e igualdade”, garantiu.

O deputado estadual Fernando Santana, um dos articuladores da campanha junto às lideranças do Cariri, avaliou o resultado como uma vitória do povo de Fortaleza. “Essa eleição não era sobre partido; não era sobre ideologia. Essa eleição era sobre o futuro de Fortaleza e está garantida a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, frisou. Colaborou Madson Vagner.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ