Vereadores mais votados definem saúde como prioridade
Ampliação dos serviços de saúde domina agenda de vereadores
Robson Roque
22/10/24 14:04

Os vereadores mais votados em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha convergem na avaliação de que o principal desafio de suas cidades está na área da saúde. Cada um, à sua maneira, elegeu a melhoria do atendimento médico como prioridade em seus respectivos mandatos. Entre as necessidades identificadas por eles, estão a ampliação do acesso aos serviços de saúde, especialmente para as comunidades mais vulneráveis e distantes da zona urbana. 

Eleito com 1.767 votos em Barbalha, Alex de Daniel (PT) pondera que “Barbalha, mesmo sendo uma cidade de referência, um polo em saúde no Cariri, ainda é um desafio, devido à grande quantidade de pessoas com doenças crônicas, filas de cirurgias e exames de alta complexidade”. Ele articula com o Município e o Estado a criação de um centro especializado no atendimento a crianças neurodivergentes. 

Projeto semelhante tem Felipe Vasques (Agir), votado por 6.670 juazeirenses, que pretende ampliar, quantitativa e qualitativamente, o tratamento de crianças com transtornos como autismo, TDAH, síndrome de Tourette, entre outros. Ainda na área da saúde, Humberto Teles (Mobiliza), eleito vereador em Crato, com 2.156 votos, sugere a construção de “mini-postos” de saúde na zona rural, para reduzir a distância dos moradores aos serviços na área.

Além da saúde, eles também abordaram outras questões como fundamentais. Entre elas, estão o zelo constante na oferta educacional das cidades, geração de empregos e a inclusão social. “Temos a visão de que os empregos, a riqueza, estão na iniciativa privada. Então, temos que fazer uma desregulamentação significativa, principalmente facilitando o alvará de funcionamento, alvará de construção e habite-se, para que possamos ter  mais empresa na formalidade e, assim, mais geração de emprego”, acredita Felipe Vasques.

Os futuros parlamentares destacaram, ainda, a postura que terão em relação ao Poder Executivo. Felipe Vasques, por exemplo, ressalta a necessidade de independência. “Os poderes devem atuar de forma harmônica. Não faz sentido ser oposição só por ser oposição, nem ser situação como um puxadinho do Executivo. Tem que ter a independência para que você possa fiscalizar”, argumenta. Alex de Daniel e Humberto Teles revelam que farão parte da base aliada aos prefeitos Guilherme Saraiva, em Barbalha, e André Barreto, no Crato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ