Prefeito de Altaneira penaliza população por derrota
15/10/24 0:00

É compreensível se a população de Altaneira não entender as atitudes do prefeito Dariomar Rodrigues (PT), após o resultado da eleição. Derrotado, Dariomar parece mostrar uma face vingativa. Além de cancelar as festividades da padroeira do Município, no dia 9, o prefeito indeferiu todos os pedidos de uso de espaço público para festividades entre os dias 12 e 14. Entre as solicitações estão às comemorações do Dia das Crianças e a Festa da Vitória, da candidata vencedora da eleição, Késia Alcântara (PSB). A atitude está sendo considerada como uma retaliação ao resultado das urnas, que deu maioria de votos à oposição. A candidata de Dariomar foi a vereadora Silvania Andrade (PT). Para justificar as atitudes, Dariomar disse que queria evitar confrontos entre militantes políticos, ainda em clima de acirramento. O problema do argumento é que os mesmos grupos disputaram em 2020 e não houve qualquer problema com a festa da padroeira ou com comemorações.

Cariri reelegeu 13 dos 17 prefeitos candidatos

Entre rejeições e aprovações, a população do Cariri mostrou satisfação com os atuais prefeitos. Dos 17 que tentaram reeleição, 13 conseguiram. Serão mais quatro anos do mesmo projeto político-administrativo. E o tom foi dado por duas das três maiores cidades. Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra conseguiu a primeira reeleição da história e, em Barbalha, o prefeito Guilherme Saraiva também terá mais um mandato. Na esteira da boa avaliação, Deda Pereira (Farias Brito), João Paulo (Mauriti), Dr. Lorin (Missão Velha), George Feitosa (Barro), Chico Clementino (Granjeiro), Antônio Filho (Antonina do Norte), Gislaine Landim (Brejo Santo), Libório Leite (Assaré), Marcone Tavares (Aurora), Samuel Werton (Santana do Cariri) e Monica Mariano (Jati) também foram reeleitos.

Quatro prefeitos rejeitados pela população

Apesar de a maioria indicar satisfação com projetos político-administrativos, a população do Cariri rejeitou quatro prefeitos candidatos à reeleição. O detalhe é que nas quatro disputas, havia candidatos petistas. Em Araripe e Salitre, o PT saiu vencedor. O prefeito de Araripe, Cícero de Deus (MDB), perdeu para o presidente da Câmara, Zé Gordinho (PT); e o prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PDT), perdeu para o ex-prefeito Rondilson Ribeiro (PT). Mas, a lógica se inverteu em Campos Sales e Penaforte, onde o prefeito João Luiz (PT) perdeu para Moésio Loiola (PSB) e prefeito Dr. Rafael (PT) foi derrotado pelo ex-prefeito Luís Celestina (PDT), respectivamente. Que fiquem as lições sobre a atuação na gestão.

Derrota de filho para pai em Santana do Cariri

Na última semana, as ruas de Santana do Cariri debatem a mesma coisa: a vitória do prefeito Samuel Werton (PT) contra o ex-vereador Pedro de Gerson (MDB). Mas, o debate perdura por um simples fato: tem um ingrediente a mais na disputa. Com a vitória, Samuel completou o ciclo que passou de filho para pai. Isso, porque na eleição de 2020, o filho, Pedro Henrique, perdeu a reeleição para Samuel. E, agora, em 2024, o pai, Pedro de Gerson, tentou barrar a reeleição de Samuel e perdeu. Outro ingrediente da disputa foi o rompimento do vice-prefeito, João Cabral (Rede), que virou candidato e acabou derrotado no mesmo pacote. Samuel derrotou uma oposição inflada por um ex-aliado. O prefeito se referenda para maior liderança do Município. Vale a comemoração!

Enquanto isso...

Outro que mostrou liderança nesta eleição foi o empresário Salviano Alencar (PDT), eleito prefeito em Potengi. Em 2020, Salviano foi o principal apoiador do prefeito Edson Veriato, que faleceu em julho último.

Salviano rompeu ainda no primeiro ano da gestão de Edson, passou a criticar posturas político-administrativas e, mais a frente, começou a articular seu nome para a disputa. Venceu e terá a tarefa de reorganizar o Município.

Nas disputas de Salitre e Campos Sales, o detalhe é que a população resolveu dar mais um voto de confiança para dois ex-prefeitos. Ambos foram prefeitos reeleitos, elegeram seus sucessores, mas romperam.

Em Salitre, Rondilson Ribeiro vai para seu terceiro mandato e, em Campos Sales, Moésio Loiola também fará seu terceiro mandato. O desafio é mostrar que podem fazer melhor do fizeram em oito anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ