Fernando consegue apoio de Davi e eleições estão polarizadas
Glêdson e Fernando Santana encabeçam disputa deste ano
Imagem: Redes Sociais
Madson Vagner
02/07/24 0:00

A disputa eleitoral em Juazeiro do Norte caminha rumo à polarização entre o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que busca reeleição, e o deputado estadual Fernando Santana (PT), hoje pré-candidato. A retirada da candidatura do deputado estadual Davi Macedo (MDB) garantiu a união da base aliada ao Governo do Estado. Continuam pré-candidatos, Germano Lima (Psol) e Sued Carvalho (UP).

A desistência de Davi, na última sexta-feira (28), para apoiar Fernando, fortalece a estratégia governista de unir os partidos da base em torno de um único nome. Nas redes sociais, Davi destacou a importância de um projeto construído com base no diálogo e na união, em torno de um objetivo comum, e que seja liderado por pessoas capazes de reunir forças e aliados. Davi escolheu continuar o seu trabalho como deputado estadual.

Na base aliada, somente Psol e Rede Sustentabilidade estão fora da aliança. Fontes do PT garantem que estão sendo mantidas conversas com o Psol, mas há uma dificuldade no diálogo com a Rede, que anunciou, em nota, a decisão de lançar pré-candidatura a prefeito. A Rede é maioria na federação com o Psol e tem rejeitado a aliança em Juazeiro.

Sobre a polarização, o prefeito Glêdson disse ser normal e democrática, mas lamentou a retirada de Davi da disputa. Avaliou a decisão como uma imposição, que enfraquece essa mesma democracia. Glêdson disse que Davi é jovem, tem boas ideias e tem um histórico familiar de contribuição política à Juazeiro, e que poderia enriquecer em muito o debate, além de merecer estar na disputa.

Glêdson disse que seu plano de governo está em plena execução, e que tem colhido muitas novas ideias e demandas da própria população para somar como prioridade em um provável segundo mandato. Mas, o prefeito enfatizou a necessidade de manter o equilíbrio fiscal e a atração de investimento como prioridade. As demais ações administrativas resultariam desse equilíbrio. Glêdson ressaltou a importância de manutenção de uma política sem amarras e sem negociatas administrativas.

Já Fernando Santana ressaltou a importância da adesão de Davi e disse que, a partir de agora, os dois sentarão para debater o projeto que estava sendo construído pelo grupo ligado ao ex-prefeito Raimundo Macedo. Davi estava liderando os debates e ações sociais no Município. O pré-candidato petista avalia que as ideias somarão ao projeto que está em curso junto a outras

lideranças da base aliada em Juazeiro. Davi e Fernando devem sentar nos próximos dias.

Fernando pontuou a importância de um projeto que potencialize as romarias, que zele e que cuide dos juazeirenses, o que, segundo ele, não está acontecendo neste momento. Disse que o projeto está sendo construído com a anuência e o apoio do ministro Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e do presidente Lula.

Fernando destacou, ainda, a participação dos grupos liderados por nomes como os ex-prefeitos Arnon Bezerra e Dr. Santana; o deputado federal Yury do Paredão; os ex-deputados Pedro Bezerra, Nelinho Freitas e Ana Paula Cruz; o vice-prefeito Giovanni Guedes; o empresário Gilmar Bender; o presidente da Câmara de Juazeiro, Capitão Vieira Neto; além de outras lideranças e especialmente a população.

Pré-candidaturas em Crato e Barbalha

Os lançamentos das pré-candidaturas ligadas à oposição, em Crato e Barbalha, atraíram lideranças estaduais e regionais. Os dois eventos aconteceram neste domingo (30) e levaram, segundo a organização, cerca de 2,5 mil pessoas, entre dirigentes partidários, militantes e simpatizantes.

Os eventos, avaliados como vitais para o crescimento da oposição no interior, tiveram as presenças dos prefeitos de Maracanaú, Roberto Pessoa (UB), e de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos); além do pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (UB). Wagner destacou a necessidade de políticas púbicas voltadas à causa autista e defendeu mais atenção à saúde das crianças em idade escolar.

No Crato, pela manhã, o grupo reafirmou os nomes do deputado estadual em exercício, Aloisio Brasil (UB), pré-candidato a prefeito, e o ex-prefeito Zé Adega (PL), pré-candidato a vice. Durante evento no Crato Tênis Clube, Aloísio ressaltou a necessidade de conversar com mais partidos e lideranças do Município, para ampliar o apoio ao projeto.

Em Barbalha, o ex-prefeito Argemiro Sampaio (UB) revelou o nome do engenheiro Antônio Costa Sampaio Neto (PSDB), para liderar o grupo na disputa deste ano. O nome do pré-candidato a vice ainda não foi escolhido, mas virá do União Brasil. No evento, realizado no Villa Eventos, Antônio Neto disse que vai conversar com lideranças e a população para subsidiar um projeto para apresentar.

Agora, a expectativa é para o lançamento da pré-candidatura à reeleição do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), maior liderança do grupo Cariri. A homologação das candidaturas acontece entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, durante as convenções partidárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ