JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Expectativa sobre segundo turno agita eleições em Juazeiro
07/05/24 0:00

Virou até motivo de aposta: afinal, Juazeiro do Norte vai ter segundo turno, sendo a terceira cidade do Ceará a presenciar essa novidade eleitoral. Se depender do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, desembargador Raimundo Nonato, Juazeiro terá segundo. O engajamento do presidente Raimundo Nonato é tão intenso, que a maior autoridade eleitoral do Estado transferiu seu título para votar em Juazeiro. Nesse ambiente de contagem de novos eleitores, o chefe de cartório da 119ª Zona Eleitoral, Wendell Freire, informa que nos próximos dois dias, até o dia 08 de maio, o Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte precisa cadastrar apenas 525 novos títulos e, assim, garantir os 200 mil eleitores que deixam o Município apto a ter segundo turno. Esse número dificilmente deixará de ser alcançado, pois, nesta segunda, foram registrados mais de 400 eleitores em um único dia. Juazeiro do Norte amanhece, nesta terça (07), com um eleitorado de 198.165 pessoas, porém há 1.310 títulos que já estão em processamento. Isso comprova que fica faltando apenas 525 novos cadastros. Com esse cenário, os cinco pré-candidatos a prefeito: Glêdson Bezerra, Fernando Santana, Davi Macedo, Germano Lima e Sued Carvalho terão, agora, de fazer um novo planejamento sobre suas campanhas. Nenhum deles quis se manifestar sobre essa novidade no processo eleitoral de Juazeiro do Norte.

Fernando Santana vibra apoio de Gilmar Bender

Pré-candidato do PT, deputado Fernando Santana está entusiasmado por ter imposto uma forte baixa no palanque do prefeito Glêdson Bezerra. O empresário Gilmar, junto com sua filha Bruna e o genro Diogo Machado, ex-secretário do Meio Ambiente, romperam com Glêdson e aderiram à candidatura de Fernando Santana. Segundo Fernando publicou em suas redes sociais, esse acordo significa “a união por um Juazeiro cada vez mais progressista, buscando alinhamento com o governo do Presidente Lula, do nosso Senador e Ministro Camilo Santana e do Governador Elmano”. Fernando Santana ainda ressaltou o que representa essa adesão: “Juazeiro precisa avançar com agilidade, coragem para trabalhar, ação, humildade e muito diálogo”. Ainda não está oficializada, mas a chapa do PT em Juazeiro está definida. A candidata a vice será Bruna Bender, filiada ao Republicanos. Não há mais espaços para o MDB, do deputado Davi Macedo, pedir a vaga. A escolha de Bruna Bender já  teve o aval do governador Elmano e do ministro Camilo Santana. O MDB demorou a aceitar a aliança com o PT em Juazeiro do Norte

Aliança de Glêdson com Davi assusta Abolição

O avanço das articulações lideradas por Fernando Santana e Giovanni Sampaio, sobre a base aliada do prefeito Glêdson Bezerra, ameaça produzir um fato inédito na história e inesperado nessa eleição. Glêdson tem dito que não descarta uma união entre ele e Davi de Raimundão, já no primeiro turno. Muito próximo de Raimundão, pai de Davi, Glêdson tem dito que não tem apego ao cargo e não teria dificuldade em abrir mão da disputa para apoiar Davi. Contudo, Glêdson impõe uma exigência: deputado Davi Macedo precisa se aliar à oposição ao Governo do Estado. Essa possibilidade para se concretizar, depende também muito do cenário eleitoral de Juazeiro. Se houver segundo turno, aí crescem as chances das duas candidaturas - Glêdson e Davi - serem lançadas. Entretanto, com o compromisso de ambos se apoiarem num eventual segundo turno. Tanto que Glêdson e Raimundão já se encontraram casualmente algumas vezes e, por vezes, admitem a possibilidade de união. Essa aliança agradaria Raimundão. Agora, se não houver segundo turno, Glêdson poderia negociar uma candidatura a deputado federal dentro da base de Raimundão. Para essa proposta virar realidade, é preciso, ainda, do aval de  Ciro Gomes e de André Figueiredo.

Nelinho defende chapa com Fernando e Davi

Sem uma definição entre as pré-candidaturas dos deputados estaduais Fernando Santana e Davi Macedo, o ex-deputado Nelinho Freitas acabou propondo uma união improvável: passou a defender que a chapa fosse formada exatamente com os dois. Verdade, a chapa tinha condições de se tornar quase imbatível, mas como convencer a ambos a abrirem mão dos mandatos para ser vice em Juazeiro do Norte. Segundo Nelinho, Fernando é o “candidato do Governo do Estado, do Elmano, do Camilo e do Lula”. Porém, não se pode deixar de lado o capital eleitoral de Davi, que para Nelinho é o líder incontestável das pesquisas. Muito próximo ao governador Elmano de Freitas e participando das discussões sobre sucessão no Cariri, no Abolição, Nelinho garante que a base aliada do governo em Juazeiro sairá unida. Nelinho não declara abertamente, mas propõe para convencer Davi a ser vice de Fernando Santana, a ter em troca o apoio para disputar uma vaga na Câmara Federal.

Vaga de vice do Crato entre Dr. Leitão e Rafael Branco

Na primeira reunião com todos os pré-candidatos, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), concordou com uma sugestão aprovada pela maioria: a chapa não poderá contemplar apenas um partido. A rejeição a chamada chapa pura, defendida pelo vereador Pedro Lobo, colocou em evidência os nomes do promotor aposentado Leitão Moura e do diretor de negócios da Adece, Rafael Branco. Fora da disputa pela vaga, o presidente da Câmara, Florisval Coriolano, enfrenta problemas de saúde. Na base petista, que conta com quatro nomes, deve ser reduzida apenas para dois. Pedro Lobo e Eliane Estrela estariam sendo convencidos a ficarem fora da disputa, depois da impossibilidade de comporem como vice. Leitão ainda não se manifestou sobre a chance de ser vice. Por sua vez, Rafael Branco tem colocado que está à disposição da base e aceitaria compor a chapa, caso fosse consenso. Os favoritos a liderar a chapa governista são os nomes do vice-prefeito André Barreto e o chefe de gabinete, Rondinele Brasil. O favorito continua sendo Rondinele.

Elmano e Camilo travam batalhas contra os FGs

As eleições de outubro criaram um cenário inesperado para o ministro Camilo Santana, a maior liderança política do Ceará e também do Cariri. Com o rompimento dos irmãos Ciro e Cid Gomes, a família Ferreira Gomes rachou. E com esse racha, às estratégias de Ciro e Cid são diferentes. Cid Gomes não esconde mais que pretende fazer o PSB sair das urnas como o maior partido do Estado. Cid Gomes estica a corda e desagrada a Camilo e ao governador Elmano. Desafia o Abolição. E não esconde a mão. Um exemplo: em Jucás, no Centro-Sul cearense, barrou a candidatura à reeleição do prefeito Edson Riva. Detalhe, Riva foi eleitor de Elmano. O candidato de Cid a prefeito, Raimundo Lima votou em Roberto Cláudio. Esse acirramento político de Cid tem um objetivo, ainda não assumido: seu desejo de voltar a ser governador em 2026. Elmano e Camilo não admitem, entretanto estão incomodados com o movimento de Cid. Rompido, Ciro Gomes também está apostando no confronto com Abolição: o PDT enfrenta nas eleições o PT em 10 dos 29 municípios do Cariri. Sim. Apesar de negarem não apostem que essa briga de Cid e Ciro Gomes seja eterna.

Disse me disse:

Em Juazeiro, ninguém entendeu o desabafo do vice-prefeito Giovanni Sampaio, nas redes sociais, contra Ciro Gomes. Chegou a qualificar o ex-governador com uma palavra de baixo nível.

Giovanni disse estar disposto a tudo, inclusive a morte, ao atacar Ciro, um blogueiro e um ex-policial federal, cujos nomes não revelou. Depois não se manifestou.

O jogo de acusações entre o secretário de Segurança, Cláudio Luz, e o vereador Márcio Jóias, está cada vez mais forte.

Depois da crise com as máquinas de Márcio, agora, Cláudio Luz denuncia o vereador ao Ministério Público, por nepotismo no mandato.

Essa confusão não vai terminar bem. Ambos são determinados e não são de recuar.

No Crato, o comando da Federação (PT, PCdoB e PV) ouviu todos os pré-candidatos e deve divulgar, em breve, seu parecer sobre o escolhido.

O resultado pode gerar uma crise. O presidente Samuel Siebra insiste em chapa pura do PT e garante que se o resultado não for respeitado irá à Justiça.

Desculpe a ignorância, o que muda nas eleições com Juazeiro do Norte tendo segundo turno?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE