Pressão petista barra articulações feitas por Cid no Cariri
02/04/24 0:00

A direção estadual do PSB no Ceará está barrando os acordos firmados pelo senador Cid Gomes no Cariri. O PSB deve ser uma sigla apenas de apoio ao projeto petista de conquistar cerca de 60 prefeituras. Há uma forte pressão do PT para favorecer nomes ligados ao partido. A força petista não livra ninguém. Prefeitos candidatos à reeleição, como são os casos de Libório Leite, em Assaré, e Deda Pereira, em Farias Brito, já sentiram essa força. Libório resistiu à pressão para se filiar ao PT e manteve a palavra dada a Cid, de para ir ao PSB. Em Farias Brito, a pedido de Cid, Deda iria disputar a reeleição pelo PSB, mas o partido foi entregue ao ex-prefeito Vandevelder Freitas, recém filiado ao PT e pré-candidato da oposição. Deda acabou permanecendo no PDT. A pressão do PT atinge outras siglas da base. Em Jardim, para ser indicado pelo prefeito Aniziário Costa (PT), o pré-candidato Antônio Coutinho teve que deixar o MDB. A busca petista pela hegemonia tem sido criticada por Cid.

Carlos Macedo deve ser convidado a deixar o PSB

A maior liderança do PSB de Aurora, o ex-prefeito Carlos Macedo, deve ser convidado a se retirar do partido, por um motivo simples: é oposição ao prefeito Marcone Tavares, recém filiado ao PT. Carlos é um dos fundadores do partido no Ceará, com mais de 35 anos de filiação. No caso de Carlos, não há articulação de Cid. É mais um caso em que o PSB deve servir de base para fortalecer nomes do PT na disputa. Carlos Macedo não abre mão de disputar contra o prefeito Marcone e, para isso, tem se articulado com outros oposicionistas, como o ex-prefeito Adailton Macedo (MDB). A informação é que o próprio Eunício Oliveira, presidente estadual do MDB, deve fazer convite para Carlos ingressar na sigla.

Oposição de Penaforte na Câmara fica na berlinda

Principal nome da oposição na Câmara de Penaforte, o presidente Petrucio Muniz está sendo acusado de fraudar licitação. A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público, que investiga direcionamento para uma empresa ligada ao presidente. Contra ele, tem a ausência de publicidade legal e publicação do edital fora de tempo hábil, tirando o seu caráter competitivo. O edital foi publicado no mesmo dia da concorrência (13 de março), inviabilizando a participação ampla. A empresa vai receber R$ 425 mil pela obra, também questionada no seu objeto. O prédio da Câmara foi totalmente demolido, apenas para justificar o valor licitado. Petrucio deve ser chamado nos próximos dias para se defender.

Ex-prefeitos de Araripe e Mauriti nas mãos das câmaras

O futuro político de dois ex-prefeitos do Cariri está nas mãos das Câmaras. Em Araripe, Giovane Guedes (PT) confirmou pré-candidatura, mas para confirmar a candidatura terá que aprovar uma de suas contas, enviadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A votação pode acontecer nesta terça-feira (2). O presidente Zé Gordinho é aliado de Giovane. Deve facilitar. Em Mauriti, a situação de Evanildo Simão (PT) é mais problemática. Em tese, teria maioria. O parecer do TCE é pela desaprovação, além de estar sendo pressionado a colocar o nome na disputa. Só pra lembrar, a base na Câmara se articula com o prefeito João Paulo (PT), candidato a reeleição. Ou seja, por prevenção, nada de aprovação até o dia 6.

Enquanto isso...

Em Milagres, o ex-prefeito Lielson Landim chegou a sonhar com uma disputa contra o prefeito Cícero Figueiredo. A possibilidade veio após a aprovação de suas contas, no dia 5, com apoio da base de Figueiredo.

Mas Lielson desistiu, ao se deparar com resultados de pesquisas internas, que o colocam entre os mais rejeitados. A população de Milagres parece não esquecer a sua gestão. Resolveu lançar a mulher. Será que emplaca?

Em Granjeiro, o ex-prefeito Raimundo Duclieux, o Dr. Gudy, reuniu sua base no dia 16 e colocou seu nome como pré-candidato a prefeito. Gudy está apto para disputa desde novembro de 2023, após decisão da Justiça.

Apesar de colocar o nome, Gudy focou no fortalecendo da chapa de vereadores. Precisa de um grupo forte. Sabe que a disputa contra o prefeito Chico Clementino (PT) será difícil. Gudy disputará pelo Republicanos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ