Arte-educador: Rodrigo Tomaz
Artista caririense atua no teatro desde 2002, e conta planos para o cenário em 2024
Foto: Maurício Jr.
Natália Alves
24/01/24 10:30

Nas entranhas das artes do Cariri Cearense, Rodrigo Tomaz emerge como artista e arte-educador. Atuante na linguagem do teatro desde 2002, Tomaz é ator, diretor teatral e produtor cultural, além de, segundo ele, “cearense e caririense, de nascença e de identidade artística”.


Licenciado em Teatro pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Rodrigo Tomaz teve seu primeiro contato com a arte na escola, no município de Barro, e em 2002, entrou em companhias de teatro e dança. “Defendo a presença das artes em todas as etapas da educação. Se não fosse a arte na escola, eu não seria artista”, pontuou.


O artista explica que existem experiências desafiadoras no Cariri, como a dificuldade de apresentar espetáculos com frequência. “Nós, artistas, dependemos de espaços teatrais que não costumam realizar temporadas de um mesmo espetáculo. Assim, as peças são apresentadas uma vez e, dificilmente, voltamos a compor a programação daquele mesmo espaço”, explicou. Apesar dos desafios, o Rodrigo afirma que os elementos do Cariri entram em suas produções de forma espontânea. “É um processo natural incluir textos que reflitam nossa oralidade, canções, sons e instrumentos típicos da região”, afirmou.


Em sua trajetória, Tomaz relembra produções marcantes: “Burtonescos” (2012) e a que está em seu repertório atual, “Histórias ao Contrário” (2021). Esta última apresentada no dia 14 de janeiro, no Centro Cultural do Cariri. Em 2024, o artista está trabalhando em um espetáculo que tem estreia no primeiro semestre do ano, além de planos futuros, como dar continuidade em trabalhos em ONGs e espaços culturais. “Outra perspectiva é ocupar a rede básica de ensino, ministrando aulas de artes/teatro em escolas públicas”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ