JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Fernando inflama base ao deixar clara vontade de ser candidato
26/12/23 15:00

Pela primeira vez desde que começou a ser cogitado para disputar a eleição de 2024 em Juazeiro do Norte, o deputado estadual Fernando Santana assumiu, verdadeiramente, a possibilidade de ser o candidato de consenso da base do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana. Foi durante o evento de entrega de títulos de cidadão da Câmara de Juazeiro do Norte, na sexta-feira (22). Nesse dia, Fernando Santana anunciou que passará a residir de vez em Juazeiro em 2024. Apesar dele já ter domicílio eleitoral em Juazeiro, Fernando Santana ainda reside em Barbalha. A afirmação inflamou a base governista que defende a sua candidatura. Na avaliação de nomes como o vice-prefeito Giovanni Sampaio e o presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto, essa declaração confirma a sua pré-candidatura. Giovanni e Vieira não esconderam o contentamento com o anúncio. Quem não se manifestou sobre o anúncio, foi o ex-prefeito Raimundão, que não descarta a candidatura do filho, o deputado estadual Davi Macedo. Raimundão tem adotado a tática do silêncio sobre o debate público, apesar de estar intensificando as ações sociais em todos bairros de Juazeiro do Norte.

Seis deputados são opções para presidir Alece
A lista dos deputados estaduais que sonham em suceder Evandro Leitão na presidência da Assembleia do Ceará é formada por cinco nomes: o 1º vice-presidente da Alece, Fernando Santana; o 2º vice-presidente, Osmar Baquit; o ainda líder do PDT, Guilherme Landim; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o líder do Governo Elmano, Romeu Aldigueri; e mesmo sendo um azarão, Sérgio Aguiar. Na divisão, são cinco parlamentares do PDT- maior partido da Alece - e um do PT, partido do governador Elmano. Nessa relação de seis pretendentes, dois nomes são azarões: Guilherme Landim e Sérgio Aguiar. Ambos são identificados demais com o senador Cid Gomes, que está apoiando a candidatura de outro aliado, Salmito Filho. Além de Salmito Filho, têm chances de suceder Evandro Leitão, os outros três candidatos: Fernando Santana, Osmar Baquit e Romeu Aldigueri. A dúvida é se esses seis candidatos serão atropelados por um nome, novo na briga pela presidência da Alece. Hoje, essa hipótese é descartada.


Disputa parece estar definida em dois nomes
O 1º vice-presidente da Alece, Fernando Santana, é um nome bem aceito por todos os 46 deputados. Se fosse lançado, seria candidato único com aval de todos parlamentares. Até a oposição tem simpatia por sua candidatura à sucessão de Evandro Leitão. Entretanto, com Fernando Santana saindo da disputa, para entrar na corrida eleitoral de Juazeiro do Norte, os dois candidatos apontados como favoritos são mesmo Osmar Baquit e Romeu Aldigueri. A terceira opção, Salmito Filho, está em campanha aberta, e até admite se filiar ao PT. Porém, no Abolição, é visto hoje como um nome de Cid Gomes. Isso o atrapalha. O papel desempenhado por Salmito Filho, de porta-voz do grupo de Cid Gomes, após uma reunião para definir o novo partido desses políticos, gerou desgaste. O Abolição quer um presidente da Alece identificado claramente com o governador Elmano. Daí, crescem as chances de Romeu Aldigueri e Osmar Baquit. Sobre essa eleição, os grandes eleitores que serão decisivos na escolha do candidato, o governador Elmano e o ministro Camilo, não sinalizam qualquer preferência.
 
Cid Gomes sinaliza sua filiação ao Podemos

Num encontro promovido na semana antes do Natal, dia 21, o presidente do PSB-Ceará, Eudoro Santana, e o senador Cid Gomes, ficou quase decidido que será o PSB o destino de Cid e seu grupo, com quatro deputados federais, nove estaduais e 40 prefeitos. Eudoro e Cid Gomes se manifestaram nas redes sociais: “Um encontro de trabalho reuniu o senador Cid Gomes e o presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, quando foi dado mais um passo importante nas tratativas, já bem adiantadas, de filiação do grupo político liderado pelo senador e o PSB. Juntos, Eudoro e Cid analisaram a conjuntura eleitoral em cada município, onde tanto o PSB quanto os prefeitos que estão saindo do PDT, têm boas perspectivas eleitorais, com o objetivo maior de fortalecer a unidade de nossas bases no Ceará. O encontro foi recebido como de grande importância para o PSB local e nacional”. Cid Gomes está otimista que a direção nacional do PSB aceitará a sua filiação, sem permitir que o partido, em Fortaleza, apóie à reeleição do prefeito José Sarto. Com essa decisão de Cid Gomes ir para o PSB, o prefeito Glêdson Bezerra terá de resolver se continua no Podemos, ou mantém as negociações para ingressar no Novo. Essa definição ainda deve demorar algumas semanas. Se Glêdson quiser, pode se filiar ao PDT, pois Ciro Gomes e o presidente nacional, André Figueiredo, vão apoiar a sua candidatura a um novo mandato em Juazeiro do Norte.


Pedro Lobo fechado com oposição do Crato
Não é mais novidade para a classe política do Crato, o rompimento do vereador Pedro Lobo (PT) com a base do prefeito Zé Ailton Brasil (PT). O lançamento do evento “Avance Crato”, liderado por Pedro, teria sido a gota de água, sem volta. Um dos protagonistas do evento foi o vereador Erasmo Morais, líder da oposição, que compôs a mesa e fez duras críticas à atual gestão cratense. Durante os debates, ficou fechada a parceria de Pedro Lobo com Erasmo Morais, para intensificar as críticas contra a administração do Crato, e lutar pelo rompimento do contrato com a Aegea Saneamentos, a Ambiental Crato. Essa união também servirá de munição para alavancar aumentar os ataques à gestão Zé Ailton. Nenhuma liderança ligada ao governo do prefeito Zé Ailton compareceu. Agiram de caso pensado, pois sabiam que o encontro organizado por Pedro Lobo seria para demonstrar sua insatisfação. O gesto isolou o vereador Pedro Lobo, que agora está fora da relação dos pré-candidatos da base do prefeito Zé Ailton para a eleição.
 
Câmara do Crato aprovou a troca na Expocrato
A mudança no comando do Festival Expocrato para 2024 agradou, em muito, os vereadores do Crato. Nos últimos anos, os parlamentares vinham fazendo muitas críticas à Arte Produções, do empresário João Carlos, que, segundo os vereadores, não dava atenção devida aos políticos locais. A Arte Produções contesta essa posição, e sustenta sempre ter realizado a Expocrato ouvindo a todos, sem discriminar ninguém. A decisão de entregar a Expocrato ao deputado federal Yury do Paredão foi comemorada pelos vereadores. Isso é inegável. Mas, apesar do anúncio feito pelo próprio deputado Yury do Paredão, ainda há dúvidas. Mesmo estando essa informação nas ruas, o Governo do Estado não confirmou a mudança e o prefeito Zé Ailton Brasil disse que não foi comunicado. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário mantém o silêncio. Certo da mudança, Yury já foi às redes sociais anunciar o novo modelo da festa. Garantiu aos parlamentares, que eles terão acesso irrestrito e que estuda destinar um camarote para a Câmara do Crato.
 
Disse me disse…
O líder do Governo Lula, José Guimarães, não apóia a atitude de confronto do vereador Pedro Lobo com prefeito Zé Ailton.

Sem espaço no PT, Pedro Lobo já deve procurar um novo partido para se filiar. As siglas aliadas ao Governo Elmano não pretendem aceitar sua filiação.
 
O grupo do prefeito Glêdson Bezerra comemora a possibilidade de racha na base governista em Juazeiro do Norte. Sabe que três candidaturas à sucessão municipal o favorece.
 
O descontentamento de Raimundão está nas ruas. Davi tem repetido que ficará em silêncio e que vai se manifestar na hora certa. Agora é trabalhar.
 
O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Salviano, vai se filiar ao PSB de Eudoro Santana. Não foi anunciado se haverá festa de filiação.
 
Salviano estaria disposto a colocar o seu nome para apreciação da base aliada em Juazeiro. Acredita que pode ser consenso num possível racha.

Desculpe a ignorância, com o senador Cid Gomes fora do Podemos, prefeito Glêdson Bezerra se manterá no partido?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE