JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ceará reforça prevenção após nova variante da covid
Ceará em alerta após aumento de casos e nova variante
Foto: José Wagner - Gov. do Ceará
Robson Roque
30/11/23 15:54

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) voltou a sinalizar a necessidade de que os cuidados contra a covid-19 sejam mantidos. O uso de máscaras em unidades de saúde - e em casos de sintomas gripais - foi recomendado após o aumento da contaminação nas últimas semanas. Pessoas com sinais da doença devem procurar atendimento médico e realizar o teste, caso recomendado. 

As orientações são feitas pela Sesa, após circulação de nova variante no Estado. O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) divulgou, na quarta-feira (2), detalhes de um sequenciamento genético de amostras coletadas em pacientes com quadros graves ou que morreram em decorrência da covid-19. 

Das 21 amostras, uma foi recolhida em Barbalha, entre setembro e novembro. Conforme o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto, “a nova variante começou a circular nos estados do Centro-Sul do Brasil e ainda não tinha sido identificada no Ceará”. O gestor enfatiza que a vacinação segue como a principal ação preventiva.

“A última vacina disponível está atualizada contra as novas variantes da covid-19, incorporando sublinhagens da variante ômicron, que é a predominante em todo o mundo. Quem tomar a vacina atualizada, ou seja, completar a quinta dose, estará produzindo alguns anticorpos importantes para combater as variantes que circulam nesse momento. Nós precisamos nos proteger e proteger nossos entes queridos”, alerta.

Cenário no Cariri

A Regional de Saúde do Cariri soma 246.034 casos e 3.651 óbitos desde o início da pandemia. O primeiro caso da doença na região ocorreu em março de 2020. Desde então, foram registrados 64.852 casos e 286 mortes em 2020; 101.358 casos e 848 mortes em 2021; e 77.414 casos e 460 óbitos em 2022. Em 2023, a região contabiliza 2.199 pessoas infectadas e 20 mortes desde primeiro de janeiro, o que representa uma queda de 97% na comparação com o ano anterior e 13,5% das infecções deste ano em todo o Ceará. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE