JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ciro e Cid Gomes viram inimigos políticos numa guerra inimaginável
31/10/23 0:00

O confronto entre os irmãos Ciro e Cid Gomes foi visto, logo que terminou as eleições do ano passado, como uma briga sem maiores consequências dentro da oligarquia Ferreira Gomes. Avaliavam que o tempo logo curaria as feridas da acirrada disputa eleitoral marcada pela cizânia entre Ciro e Cid Gomes. Todos estavam errados. Principalmente Cid Gomes, que acreditou no perdão de Ciro. O tempo passou e a mão estendida de Ciro para Cid nunca chegou. O que veio foi uma dura reação, com acusações de traição, ingratidão e ataques ao comportamento aético de Cid. Ciente do grave problema, Cid admitiu ter sido covarde no processo eleitoral. Essa confissão não foi suficiente. A mágoa cresceu cada vez mais entre os irmãos. Tanto, que Ciro não concordou com a estratégia do presidente nacional do PDT, André Figueiredo, de abrir mão da presidência estadual pedetista para Cid Gomes pacificar o partido. No cargo, Cid Gomes concedeu uma carta de anuência para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, deixar o PDT e se preparava para definir o apoio do partido ao Governo Elmano. Foi demais para Ciro. Roberto Claudio e André Figueiredo também reagiram. O caminho usado foi André Figueiredo reassumir o comando do PDT-Ceará. Cid Gomes não aceitou e foi para o enfrentamento. Perdeu na Justiça e depois ganhou. A solução foi a intervenção decretada na sexta (27), pela executiva nacional do PDT no Ceará. O destino de Cid Gomes é mesmo sair do PDT. E como antecipado aqui, se filiar ao Podemos.

Só restou a Cid Gomes a proteção de Camilo

Envergonhado com o bate-boca carregado de baixarias com Ciro Gomes, como admitiu no sábado (28), na festa de aniversário do ex- deputado Rogério Aguiar, no Marco, Cid Gomes está convencido que sua trajetória política está ameaçada. O conflito com o irmão é público, e o inibe a uma busca pela reeleição ao Senado, em 2026, pois sabe que numa disputa majoritária, terá, no palanque contrário, seu irmão Ciro o acusando de práticas que a família Ferreira Gomes sempre dizia abominar. Ocorre que Ciro, hoje, culpa Cid de adotar esses métodos. Acuado pela reação da narrativa de Ciro contra sua falta de lealdade, Cid Gomes encontrou no ministro Camilo Santana o apoio que perdeu em seu líder político, Ciro Gomes. Camilo levou Cid Gomes ao lado dele e do governador Elmano, para esse evento social com um claro objetivo: mostrar a Ciro, que o atacou como também a secretários do Governo Elmano, que está sozinho. E será derrotado nas eleições de Fortaleza e de todo Ceará. O quadro no Estado está definido: Camilo quer eliminar qualquer influência de Ciro Gomes do cenário político do Ceará.

Missão de Camilo e Cid é derrotar Sarto
O futuro político de Ciro Gomes está ameaçado. Não é segredo e Ciro revela não ter mais intenção de concorrer ao Planalto ou a um mandato parlamentar no Ceará. Fala sempre que sua época de enfrentar às urnas passou. Contudo, Ciro almeja permanecer sendo ouvido e dando suas opiniões. Disse na reunião nacional do PDT, que foi ele quem lançou deputado Guilherme Landim como candidato à presidência da Assembleia. E o alertou: Guilherme foi não será traído, como eu fui. Você já foi enganado. Camilo colocou Fernando Santana para ser votado em todo o Cariri, especialmente em sua região. Guilherme Landim ouviu, e não concordou com Ciro. Essa metralhadora verbal de Ciro está sem força. Ciro reconhece isso. E isolá-lo não é tão complicado, diante dos desempenhos dele no Estado, na eleição passada. Ciro ficou pequeno. Entretanto, decidido a se livrar da virulência cirista, Camilo sabe que pode contar com a ajuda do próprio Cid Gomes. Camilo e Cid unidos para cumprir essa missão: derrotar a reeleição do prefeito de Fortaleza, José Sarto. Assim, Ciro perde seu único palanque no Ceará. Se tudo ocorrer como Camilo planeja, Cid Gomes tem chance de entrar de novo no jogo eleitoral para continuar no Senado, com o empurrão de Camilo Santana.

Gilmar Bender não descarta ser candidato

O empresário Gilmar Bender começa, agora, a cogitar a voltar a disputar à Prefeitura de Juazeiro do Norte. Depois de pendências eleitorais e a desarticulação partidária, que o tirou da disputa de 2020, Bender tem repetido que considera a possibilidade, desde que Juazeiro precise. Porém, apesar de muitas avaliações o colocarem como a terceira via, a estratégia é bem diferente. Bender quer se credenciar para ser o candidato do Abolição, com aval decisivo do ministro Camilo Santana . A indefinição entre os nomes da base do Governo Elmano pode até abrir a vaga, mesmo com a proximidade de Bender com o prefeito Glêdson Bezerra. Não é segredo que Glêdson sonha com a indicação de Diogo Machado, genro de Bender, para ser seu vice. A queda de braço está sendo feita pelo atual vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, que tem a tarefa de levar Gilmar Bender para apoiar o candidato de Elmano e Camilo. A candidatura seria o caminho para atrair Bender. Resta saber, se o nome de Bender será aprovado pelo governador Elmano, pelo ministro Camilo Santana e os outros políticos governistas, como Arnon Bezerra, Davi de Raimundão, Nelinho.

Davi sendo disputado por MDB e PT de Juazeiro
Decidido a ser candidato a prefeito de Juazeiro do Norte em 2024, o deputado estadual Davi de Raimundão recebeu um convite para se filiar ao PT juazeirense. O grupo avalia se existiria uma saída pacífica do MDB. Mas, parece que o MDB não está disposto a perder Davi, uma das últimas lideranças no partido. No PT de Juazeiro, essa filiação ainda não foi bem avaliada, mas já divide as opiniões. O ex-prefeito Manoel Santana não tem se pronunciado, mas tende a seguir as orientações do deputado federal José Guimarães, de quem, provavelmente, partiu o convite. Guimarães disse que o candidato da base governista, em Juazeiro, será do PT. Davi de Raimundão teme a infidelidade partidária e não pretende colocar em risco o seu mandato, fazendo uma mudança partidária antes da janela para deputados, que só abre em março de 2026. Davi de Raimundão não sairá do MDB.

Zé Ailton e Samuel conversam sobre candidato
O prefeito Zé Ailton Brasil surpreendeu ao anunciar que o ex-prefeito Samuel Araripe está entre as lideranças que devem ser consultadas sobre o seu candidato, para disputar a eleição cratense pela base governista. Os dois se encontraram em solenidade de homenagem a grandes nomes que trabalharam pela cidade. Samuel recebeu a homenagem em nome do pai, o ex-deputado federal, Ossian Araripe. Zé Ailton e Samuel Araripe assumiram ser grandes amigos e que as disputas políticas não abalaram a amizade. Apesar das declarações de Zé Ailton, que o colocou no meio da decisão na escolha do nome do prefeito do Crato à sucessão, Samuel Araripe garantiu que está fora da política e vai permanecer assim. Disse que vai seguir o conselho do pai: se sair da política, saia de uma vez. Essas declarações são um balde de água fria nas pretensões da oposição que contava com o apoio de Samuel Araripe.

Disse me disse…
Sobre a sucessão de Juazeiro do Norte, o PSD, do presidente Domingos Filho, deve fechar mesmo com a candidatura de Fernando Santana. O recado foi dado em entrevista na Assembleia.

Essa decisão deve ser conversada com o presidente do partido em Juazeiro, o articulador Francisco Moura, que já está convencido da posição da direção estadual.

Quem deve trocar de legenda nos próximos dias é o promotor aposentado Leitão Moura. Deixará o Cidadania, para se filiar ao Podemos.

Leitão atende a orientação do senador Cid Gomes, seu genro. É a confirmação que essa sigla deve abrigar Cid Gomes e seus aliados, oriundos do PDT.

No Crato, o Cidadania vai ficar na base de Roberto Cláudio e Ciro Gomes. O candidato fará aliança com o PDT.

Na base do prefeito Zé Ailton surge mais um nome para a disputa do próximo ano, o filho do empresário Júnior Brasil, o jovem Mateus Brasil.

O lançamento de diversos nomes só fortalece a candidatura, hoje, mais consolidada a prefeito do Crato: Rondinelli Brasil, com apoio de Zé Ailton, Elmano e Camilo Santana.

Desculpe a ignorância
, você concorda com Ciro Gomes que enquadrou o irmão Cid Gomes, chamando-o de ingrato e sem dignidade?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE