JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Guimarães dá ultimato para Fernando Santana definir candidatura
26/09/23 0:00

Cresce a pressão no Cariri para o vice-presidente da Assembleia, deputado Fernando Santana, assumir sua candidatura à prefeitura de Juazeiro do Norte. O PT realizou uma plenária no final de semana, onde a definição desse encontro foi apelar a Fernando Santana para que se lance à sucessão do prefeito Glêdson Bezerra. O líder do Governo, José Guimarães, estabeleceu o prazo final para o PT juazeirense decidir quem será seu candidato: até 31 de dezembro, o nome estará lançado. Guimarães pressionou a Fernando Santana, sobre ser o candidato do PT em Juazeiro: “se depender de mim, sim. Eu até brinquei com ele. Se você não for, eu vou. Juazeiro não pode deixar de ter candidato do PT, logo agora, porque o prestígio de Lula e Camilo (em Juazeiro) é muito grande. Todo mundo sabe disso”. Esse limite de prazo, dado por Guimarães a Fernando Santana, para resolver se será candidato a prefeito de Juazeiro ou a presidente da Assembleia, onde seria candidato único, apoiado até pela oposição ao governador Elmano de Freitas, vai tirar o seu sono. Fernando Santana sabe que hoje é um dos melhores quadros petistas no Ceará. A sua decisão será tomada após ouvir o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Elmano, dirigentes petistas e sua família. Fernando Santana não foge de briga, e tem dito estar pronto para o embate com Glêdson, ou assumir o Poder Legislativo do Ceará. Pode pensar bastante, mas a definição terá de sair esse ano.

Fernando Santana assume papel de candidato a prefeito
A pressão do deputado José Guimarães, para que Fernando Santana assumisse a liderança do PT de Juazeiro para a disputa de 2024, deu resultado. Fernando Santana amanheceu, nesta segunda (25), tomando café com o ex-deputado estadual Nelinho Freitas e com o deputado federal Yury do Paredão. A pauta foi sucessão. Essa articulação, liderada por Fernando Santana, agradou ao ministro Camilo Santana e a José Guimarães. Ambos, fazem força para que Fernando Santana seja o nome escolhido pelo PT para derrotar o prefeito Glêdson Bezerra. Fernando Santana tem se dedicado, antes mesmo de anunciar sua candidatura à função de unir as oposições em Juazeiro do Norte. E tem cumprido bem essa tarefa. Tanto, que Glêdson resolveu inovar, ao declarar que não terá apoios tradicionais nem de partidos nem de políticos, só do próprio povo. Essa estratégia eleitoral do prefeito Glêdson é muito arriscada. Pode deixar seu palanque sem candidatos à Câmara de Vereadores, fragilizando o seu contato direto com a população.


Guimarães garante: nome escolhido terá aval de Camilo

No fim de semana, o deputado José Guimarães veio ao Cariri e desmanchou o argumento de que os filiados locais definirão os nomes em Crato e Juazeiro do Norte. Ele deixou claro que a decisão passará por lideranças locais, mas que ele e Camilo terão papel preponderante nas escolhas. No Crato, disse que respeita a história de Pedro Lobo, mas que o momento é de abrir mão dos projetos pessoais e agir com bom senso. Guimarães prometeu conversar com Pedro Lobo e o prefeito Zé Ailton “para pacificar o PT”, descartando uma crise no partido, devido a definição do candidato petista à prefeito no Crato. Sobre a sucessão em Juazeiro do Norte, Guimarães disse não abrir mão do nome de Fernando Santana e que se ele não for, ele próprio se lançará para barrar à reeleição do prefeito Gledson. As declarações radicais da ex-deputada Íris Tavares não tem eco no PT juazeirense. Está resolvido: ou Fernando Santana se lança candidato, ou o ungido pelo PT será José Guimarães. Se Guimarães for candidato, se nacionalizam as eleições em Juazeiro do Norte.

Lideranças do PT em Crato e Juazeiro ameaçam

Uma sucessão de entrevistas dadas pelo vereador cratense, Pedro Lobo, e pela ex-deputada estadual Iris Tavares, mostraram que a discussão interna será mais difícil que o esperado pelos dirigentes estaduais do PT. Pedro Lobo garantiu que, se houver respeito ao estatuto do partido, ele será o candidato por ter maioria de filiados na sua base. Disse que não aceitará decisão empurrada goela abaixo e não descarta a saída do partido, caso não haja coerência. Lobo chegou a destacar que o partido tem fila e que espera que isso seja respeitado. Pedro Lobo sabe que o candidato do Crato sairá de uma reunião entre Camilo, Zé Ailton Brasil e Guimarães. Em Juazeiro, Iris Tavares disse que respeita o nome de Fernando Santana, mas que seu nome também está à disposição e que seguirá até o fim das discussões. Esse esforço de ressuscitar Íris Tavares na política juazeirense é em vão. Suas chances de sair candidata à prefeita, hoje, inexistem. Não há espaço no PT de Juazeiro do Norte para seu retorno agora. Mas, Íris Tavares pode mirar em 2026.


MP de Juazeiro esperado por vereadores após denúncias

Na Câmara de Juazeiro do Norte está em curso uma movimentação frenética para manter os gabinetes dos vereadores funcionando. Tudo depois da denúncia da vereadora Rosane Macedo, sobre o desempenho dos assessores e servidores da Câmara, disponíveis nos gabinetes dos vereadores. A denúncia abrange, principalmente, possível rachadinha e servidores fantasmas. Outro a fazer denúncias voltadas ao dia a dia da Câmara foi o vereador Marcio Joias. Diante dessas irregularidades expostas, pelos próprios vereadores que compõem o Legislativo juazeirense, o Ministério Público avalia uma investigação para conferir se procedem essas supostas ilegalidades na folha de pagamento do parlamento. Hoje, são em média, três servidores por gabinete. As denúncias foram feitas em sigilo, mas vazaram e os vereadores ficaram sabendo. Estão se preparando para uma eventual fiscalização do MP. Rosane e Márcio não falam sobre as denúncias. Nem a Mesa Diretora da Câmara.


Granjeiro dá exemplo às outras prefeituras do Cariri
A pressão das enfermeiras e enfermeiros para obrigar os prefeitos a pagarem o piso da enfermagem não foi positiva no Ceará. Somente 59 prefeituras pagaram o piso salarial, mesmo com repasses da União tendo sido disponibilizados nas contas dos municípios. O número de prefeituras que se recusaram, independente das razões, a não pagar o piso da enfermagem no Ceará é de 125. No Cariri, três das 29 prefeituras pagaram o benefício: Barbalha, onde o prefeito Guilherme Saraiva foi o primeiro a comunicar que cumpriria a lei, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, anunciou que pagou o piso da enfermagem, retroativo a maio, e um registro especial: um dos municípios com menor repasse de FPM, a pequena Granjeiro, do prefeito Chico Clementino, foi a terceira prefeitura a pagar o piso da enfermagem no Cariri. Os outros 26 prefeitos que não pagaram o piso alegam que se fizessem o pagamento, poderiam ultrapassar o limite de 54% de gastos com pessoal, e serem condenados por improbidade administrativa. Não é fato: somente em 2026, essas despesas com o piso salarial das enfermeiras, auxiliares e parteiras serão contabilizados.


Disse me disse…

Vereador Pedro Lobo ouviu atentamente o recado de Guimarães sobre eleições em Juazeiro e Crato: o presidente Lula precisa de prefeitos aliados nos dois municípios.

Quem entrou de vez na briga da sucessão no Crato foi o presidente da Câmara, Florisval Coriolano. Suas redes sociais já estão a todo vapor.
Florisval deixa claro que não quer bater de frente com Zé Ailton, mas que vai buscar sua viabilidade eleitoral.

Contudo, mesmo querendo ser candidato a prefeito, Florisval Coriolano seguirá a vontade do líder José Guimarães.

O vereador Márcio Joias é um peixe fora d’água na Câmara de Juazeiro. Ele tem demonstrado insatisfação com a gestão Capitão Vieira Neto. Há quem garanta que as críticas ao presidente Vieira Neto o deixou isolado. Os vereadores estão se afastando de Márcio e Vieira evita receber reclamações.

Desculpe a ignorância, os petistas Pedro Lobo e Íris Tavares querem entrar no céu a força?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE