Divisas do Cariri são monitoradas pela Polícia Civil para conter tráfico de drogas
Ações contam com auxílio de cães farejadores
Foto: NCTDC - Polícia Civil
Robson Roque
12/09/23 15:00

Aregião do Cariri tem sido porta de entrada e saída para o tráfico interestadual de drogas no Nordeste. Além de um fator privilegiado para o setor econômico, a posição geográfica do Cariri facilita a atuação de organizações criminosas. A região faz divisa com Pernambuco, Paraíba e Piauí. A BR-122, em especial um trecho de divisa entre Crato e Pernambuco, é um dos trechos preferidos para o transporte de drogas oriundas de outros estados, inclusive do sudeste brasileiro.

Ações de monitoramento são desenvolvidas nos limites da região, por órgãos que compõem as Forças de Segurança do Ceará. Em três delas, este ano, três pessoas foram presas e um adolescente apreendido. Com eles, foram localizados mais de 70 kg de drogas, entre maconha, crack e skunk. As apreensões de entorpecentes no Ceará cresceram 45% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A apreensão mais recente foi feita na madrugada de sexta-feira (8): um adolescente de 17 anos, que transportava drogas de Juazeiro da Bahia para Juazeiro do Norte. Em abril, um homem de 57 anos foi preso com 28 kg de crack, escondidos no tanque de combustível do veículo que ele conduzia. No mesmo mês, dois suspeitos, de 22 e 32 anos, receberam voz de prisão por levarem drogas de Guarulhos (SP) para Juazeiro do Norte.

Com eles, também foram encontrados celulares e anotações relacionadas ao tráfico. As descobertas, apreensões e prisões foram feitas na BR122, rodovia federal que passa por Crato, Caririaçu, Juazeiro do Norte e Várzea Alegre. O monitoramento das divisas é feito pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, inclusive com auxílio de cães farejadores. “As investigações seguem pela região, com foco em identificar para onde e para quem seriam entregue os entorpecentes”, informa o núcleo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ