Mais de 40 pessoas desaparecidas já foram localizadas em 2023
Números representam um aumento de 31,3% no total de pessoas localizadas com vida
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
05/09/23 9:30

Entre os meses de janeiro e julho de 2023, 42 pessoas desaparecidas foram encontradas nos municípios do Cariri, que integram a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). Os números representam um aumento de 31,3% no total de pessoas localizadas com vida durante ações das Forças de Segurança do Ceará. No ano passado, no mesmo período, 32 pessoas foram encontradas. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

“O trabalho para localizar pessoas deve ser imediato. Não se espera 24 horas. Cada minuto é importante”, afirma o Delegado Luís Rodrigues - 12ª delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará. Conforme apresentou, há vários perfis de pessoas desaparecidas, desde crianças a idosos e pessoas com deficiência mental.

Em nota, a SSPDS informou que “o registro pode ser feito na delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) mais próxima, com o máximo de informações possíveis da pessoa desaparecida”, recomenda a Secretaria. Entre os detalhes apontados como facilitadores no trabalho policial, estão possíveis endereços, pessoas com quem o desaparecido mantinha algum tipo de contato, além de roupas utilizadas quando foi visto pela última.

“A integração entre as Forças de Segurança e diálogo contínuo com órgãos aliados, como as guardas municipais, é determinante para o resultado positivo nas ações realizadas na AIS 19”. Outro fator que mencionaram é o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), utilizado pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), e que pode auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas.

“Por fim, a SSPDS lembra que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos”, finaliza a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ