JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Guimarães decide ser candidato a prefeito de Juazeiro
25/07/23 0:00

A decisão do líder do Governo Lula, deputado José Guimarães, explodiu como uma bomba durante a reunião do Diretório Estadual do PT, no sábado (22), em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas. Antes da reunião do conjunto do PT cearense, Guimarães convocou um encontro de sua tendência. A portas fechadas, Guimarães e aliados debateram a maior novidade, até agora, da sucessão do prefeito Glêdson Bezerra. Publicamente, tanto Guimarães quanto seus aliados dirão que o PT terá candidatura própria em Juazeiro do Norte. E o candidato petista será o deputado Fernando Santana. A verdade é outra. Sob garantia de segredo, Guimarães comunicou que está decidido a disputar à prefeitura de Juazeiro do Norte nas eleições de 2024. Consultou até o presidente Lula, sobre esse plano eleitoral. Não foi desestimulado. Ao contrário, Lula assegurou que será seu cabo eleitoral para vencer às eleições. A candidatura de Guimarães à prefeitura juazeirense muda completamente o cenário eleitoral de 2026. Guimarães teria uma das duas vagas ao Senado. Ao mudar os planos e tentar ser prefeito, libera esses dois lugares para o governador Elmano de Freitas negociar e ampliar sua aliança pela reeleição.


Camilo prefere lançar nome de Fernando Santana

Cid Gomes mandou fazer uma pesquisa eleitoral esmiuçando, em mínimos detalhes, uma candidatura do deputado Fernando Santana à prefeito juazeirense. Essa preocupação de Cid, a ponto de realizar uma detalhada pesquisa sobre Fernando Santana, comprova que essa candidatura tem tudo para conquistar o PT e se consolidar como grande adversário do prefeito Glêdson. Não é sem razão: o ministro da Educação, Camilo Santana, defende o nome de Fernando Santana, como a melhor alternativa para o PT vencer às eleições em Juazeiro. Quem também é a favor dessa candidatura é o líder maior do PT de Juazeiro, ex-prefeito Manoel Santana, determinante para a escolha do candidato petista. Camilo Santana não pretende se manifestar sobre essa mudança brusca de Guimarães se lançar como candidato à Prefeitura. Como Guimarães não procurou Camilo para uma conversa, o ministro prefere acreditar que esse lançamento não é verdade. E que Guimarães mantém mesmo a vontade de ser senador em 2026. Essa postura também deve ser adotada pelo governador Elmano. Guimarães está ciente que precisará da ajuda do Planalto para convencer Elmano e Camilo sobre sua viabilidade eleitoral.


Glêdson conversa com Davi e Raimundão
 
Cobrado para fazer mais articulações políticas por sua reeleição, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), parece ter acordado. Entendeu que não é cedo para construir sua base. Na semana passada, uma foto do encontro entre Glêdson e do deputado estadual Davi de Raimundão viralizou. Na base do Governo Elmano de Freitas, na Assembleia do Ceará , a foto foi postada nos perfis de deputados aliados a Davi. E essas postagens foram entendidas como um recado para a declaração do deputado federal José Guimarães de que o candidato à prefeito em Juazeiro do Norte virá obrigatoriamente do PT. Davi de Raimundão é da base e tem uma certeza: não sairá do MDB e merece ser consultado. Glêdson aproveita a longa relação com Raimundão e Davi para refazer os laços. A mesma construção tem sido feita na Câmara. Um dos nomes que se aproxima de Glêdson é o vereador Bilinha, que na cerimônia de aniversário do Município, deixou claro que errou com a gestão no passado e que está disposto a corrigir. Glêdson resolveu fazer o dever de casa.


Cid quer trocar Juazeiro por Crato e Barbalha

O confronto do senador Cid Gomes com seu irmão, Ciro Gomes, permanece. Os ressentimentos entre eles só aumentam. Ciro aceitou comparecer à Assembleia do Ceará para denunciar os erros que ele aponta na era Camilo Santana. Ciro credita a Camilo a verdadeira causa do seu rompimento com Cid. Os deputados governistas não votaram ainda o requerimento para Ciro prestar esclarecimentos de suas denúncias sobre o Ceará. E quando colocarem em votação, derrotarão. É nesse ambiente de tensão, que como presidente estadual interino do PDT, Cid Gomes quer firmar um acordo com Camilo. A proposta de Cid é o PDT e o Podemos apoiarem o PT em Barbalha e no Crato. Em Juazeiro do Norte, a Prefeitura fica sob o comando de Cid Gomes, com aval do PT e do Abolição. O candidato de Cid Gomes tanto pode ser prefeito Glêdson Bezerra, como Davi de Raimundão. Essa chapa a ser lançada por Cid Gomes também teria o apoio de Arnon Bezerra, que quer a vaga de vice-prefeito para seu irmão Luiz Ivan. Difícil, vai ser convencer o PT a abrir mão de disputar às eleições em Juazeiro, só porque Cid Gomes acredita que ainda é poderoso na política cearense.


Giovanni desafia Ciro a mostrar onde trabalha
 
Questionado sobre a sua capacidade técnica para assumir a direção do Hospital Regional do Cariri, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, voltou a atacar o ex-candidato a presidente, Ciro Gomes. Duro, Giovanni qualificou Ciro de mentiroso. No auge da crise sobre a entrada de Giovanni no Regional, Ciro disse que a indicação era política e que geraria uma bagunça. Ao relatar sobre seus 35 anos de carreira, com cursos em hospitais importantes e cargos de relevância, Giovanni disse que não precisava do cargo para ganhar dinheiro. E criticou Ciro Gomes: bem diferente desse cidadão, que só assumiu a Secretaria de Saúde do Estado no Governo do irmão, mesmo sem qualificação, somente pelo dinheiro. Giovanni foi mais longe nos ataques: fez coro com o deputado federal Eunício Oliveira ao perguntar onde Ciro trabalha hoje. O tensionamento mostra que a relação amistosa entre Camilo e Cid/Ciro não se emenda mais.
 

 
Yury não tem espaço para se filiar no PT de Juazeiro
 
Desgastado e criticado pela base bolsonarista, após ser expulso do PL pelo presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, o deputado federal Yury do Paredão está de malas prontas para desembarcar na base lulista no Ceará. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, é quem garante que o Yury do Paredão não ficará sem partido. Quer ser seu tutor na escolha do seu novo partido. Tratado como traidor na extrema direita, Yury do Paredão é tido como aquisição de peso entre os petistas. Mas, essa lua de mel tem limite e esbarra no PT de Juazeiro, que mandou recado a Guimarães: não aceitará Yury do Paredão entre seus filiados. Guimarães, sequer, vai tentar abrir essa discussão. Já sabe que, hoje, não tem espaço para Yury do Paredão voltar a ser petista. Essa mesma discussão tem sido evitada pelo ministro Camilo Santana, com relação ao vice-prefeito Giovanni Sampaio. Yury do Paredão deve mesmo seguir seu caminho fora do PT. Hoje, a opção partidária mais provável para Yury do Paredão é se filiar aos Republicanos, do ex-senador Chiquinho Feitosa. Quanto a Giovanni, a ordem dada a ele é se calar. E não trombar com o PT de Juazeiro do Norte. Lá na frente, essa filiação pode entrar em pauta. Por ora, é deixar quieto.
 

Disse me disse…
 
Giovanni Sampaio não incluiu Nelinho Freitas para a disputa a prefeito. Essa decisão dele surpreendeu aos caciques da política juazeirense.
 
Nelinho tem falado sistematicamente que não está fora da corrida pela Prefeitura. Giovanni estaria preservando Nelinho para não virar um alvo. Só Giovanni sabe o motivo.
 
O ex-candidato a prefeito, Arthur de Zé Adega, investe na reaproximação da base do prefeito Zé Ailton Brasil, com a ajuda do deputado estadual Davi de Raimundão.
 
Arthur quer uma ponte com o prefeito Zé Ailton Brasil, para ter protagonismo na eleição do próximo ano. Quer sentar à mesa. Por ora, não senta.

A tensão entre ministro Camilo e senador Cid Gomes continua. Prestação de contas da Expocrato virou debate prioritário na Câmara do Crato.

Essas cobranças sobre as contas da Expocrato, feitas por vereadores como Lucas Brasil, desagradaram o sogro de Cid, e coordenador-geral do evento, Leitão Moura.

Em sua defesa, Leitão Moura disse que nada teme e os custos e demais despesas da Expocrato estão em poder do MPCE, com total transparência.

Desculpe a ignorância, o líder do Governo Lula, José Guimarães, terá coragem de enfrentar às urnas para ser prefeito de Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE