JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Urca anuncia descoberta de planta fóssil da Chapada do Araripe
Estudo foi conduzido por pesquisadores da Urca, UFPE e da China
Foto: Ascom Urca
Joaquim Júnior
06/07/23 8:30

Uma nova espécie de planta fóssil na Bacia do Araripe, recém-descoberta por meio da colaboração de pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Nanjing Forestry University, da China, revelou o vínculo com a efedra chinesa, planta utilizada na medicina tradicional há mais de cinco mil anos. O anúncio da descoberta foi feito pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais, através do Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri e do Laboratório de Biodiversidade do Nordeste.

Como aponta Alita Ribeiro, estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais da Urca e primeira autora do estudo, a nova espécie de planta fóssil da família Ephedraceae, denominada Arlenea delicata, é considerada crucial para a compreensão da diversidade de plantas que existiram nessa região durante o período Cretáceo.

“Essa descoberta amplia nosso conhecimento sobre a história evolutiva das plantas e reforça a necessidade de preservar e valorizar o patrimônio paleontológico da Bacia do Araripe”, afirma Alita. A pesquisa foi publicada no dia 30 de junho no periódico científico internacional Plant Diversity. O artigo é assinado por Alita M. N. Ribeiro, Yong Yang, Álamo. F. Saraiva, Renan A. M. Bantim, João Calixto Junior, Flaviana J. Lima. (clique aqui para ler) .

Segundo a Urca, o gênero Arlenea recebeu esse nome em homenagem a Maria Arlene Pessoa da Silva, renomada botânica e professora da Urca cujo trabalho na pesquisa e na proteção da flora da Chapada do Araripe é amplamente reconhecido. O epíteto “delicata” foi escolhido para destacar os delicados ramos que sustentam as estruturas reprodutivas terminais dessa planta fóssil. Os exemplares fósseis utilizados nessa pesquisa estão sob a guarda do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.

Com informações do Governo do Ceará

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE