JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
França deve devolver 45 fósseis contrabandeados do Brasil
Assim como o Ubirajara Jubatus, espécime devolvido ao Crato nesta quinta-feira (22), as espécimes tem origem na Bacia do Araripe
Foto: Divulgação
Natália Alves
23/06/23 8:30

O Brasil deve receber cerca de 45 fósseis contrabandeados da França, de acordo com o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro. O novo processo deve entrar na fila de devolução junto a outro, que visa repatriar ao Brasil 998 fósseis apreendidos na cidade portuária francesa de Le Havre. Assim como o Ubirajara Jubatus, que foi devolvido ao Brasil após contrabando para a Alemanha, os 45 fósseis são originários da Bacia do Araripe.

Os fósseis ainda não têm data definida para chegarem ao Brasil. Em comparação, o processo de devolução dos 998 fósseis começou em 2013, mas só foi formalizado em 2022. “Não existe uma documentação própria para um caso como esse. É tão raro acontecer que você não tem um padrão de atuação, você não tem um caminho certo administrativo, precisou ser construído. Mas agora o caminho é mais fácil, já está construído, a gente não imagina que demore tanto quanto esse outro dos 998, especialmente na França”, avalia Allyson Pinheiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE