Juazeiro do Norte lidera registros de violência contra o idoso
Núcleo familiar está entre principal agente violador de direitos
Foto: Agência Brasil
Natália Alves
20/06/23 18:00

A violência contra o idoso é um problema de saúde pública, que tende a se agravar com o aumento da população acima de 60 anos. Em 2022, o município do Crato registrou 51 violações aos direitos dos idosos. Em Juazeiro do Norte, os números são ainda mais alarmantes: 246 idosos sofreram algum tipo de violência entre 2022 e 2023, com 129 denúncias apenas de negligência. 

De acordo com o Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) do Crato, diversos tipos de violência são registrados contra idosos, como negligência, abandono, exploração financeira ou material e violência física ou psicológica.

Dentre os números, os filhos aparecem como os principais agentes violadores. A maioria das violências parte do núcleo familiar, o que dificulta a identificação e denúncia, como explica a coordenadora do CREAS de Juazeiro do Norte, Regina Elias. “Além da grande demanda, a maior dificuldade está na denúncia, visto que os maiores violadores são pessoas da própria família ou do convívio”, comentou.

Na última quinta-feira (15) foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, marcando as ações do Junho Violeta, que visa enfrentar as violências sofridas contra essa população. Denúncias de violação dos direitos dos idosos podem ser realizadas através do Disque 100 e 180, além de delegacias, CREAS e órgãos que atuam em defesa ao idoso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ