JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Déficit educacional mobiliza entidades em Juazeiro do Norte
Estratégias educacionais são adotadas para contornar regressão no aprendizado
Foto: Agência Brasil
Natália Alves
17/06/23 16:30

Apenas 4 em cada 10 crianças estavam alfabetizadas no Brasil em 2021, de acordo com dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC). Em Juazeiro do Norte, estratégias para contornar o problema e desenvolver a educação do município foram discutidas para realizar a recomposição da aprendizagem.

A pandemia da Covid-19 foi um dos agravantes para que as estatísticas apresentadas refletissem a realidade do país, bem como da região do Cariri. A Educação de Juazeiro desenvolveu um plano de recomposição da aprendizagem, que por meio de ações pedagógicas contribuem para a redução da desigualdade e o avanço dos estudantes, consistindo em avaliações pedagógicas para identificar os déficits na aprendizagem, além de atividades interventivas que contemplem as habilidades não consolidadas. 

Entre os desafios enfrentados para o desenvolvimento dos estudantes contemplados, o diagnóstico do déficit educacional se destaca, como afirma a secretária de educação de Juazeiro do Norte, Pergentina Parente. "É desafiador identificarmos, diagnosticarmos e realizarmos intervenções necessárias para que as aprendizagens comprometidas aconteçam de forma satisfatória a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino", explica a secretária. Mais de 3000 alunos do ensino fundamental são contemplados com o plano, com meta de avanço progressivo na aprendizagem até o fim de 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE