JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Festa de Barbalha abre debate sobre sucessão 2024
Camilo e Elmano não participaram da abertura da festa no domingo
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Jornal do Cariri
06/06/23 11:20

A Missa da Benção da Bandeira, na Igreja Matriz, e o Cortejo do Pau da Bandeira, que abriram a Festa de Santo Antônio em Barbalha, reuniram dezenas de políticos e lideranças da região do Cariri e do Estado no domingo (04). Os dois momentos acabaram surpreendidos pela ausência do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador Elmano de Freitas (PT), que estavam na cidade.

Com cerca de 250 mil pessoas, a Festa do Pau da Bandeira se torna, a cada ano, uma grande caixa de ressonância para as discussões políticas do Estado e da região. Entre os principais debates deste ano, a sucessão de Juazeiro do Norte, maior cidade da região.

Em entrevistas, o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, disse que o partido pretende ter candidatura própria a prefeito de Juazeiro do Norte, e destacou que o Município precisa de um governante jovem. Eunício aproveitou a oportunidade e garantiu que o deputado estadual Davi de Raimundão só não será candidato se não quiser.

Outro que anunciou candidatura própria foi o presidente do PT de Juazeiro, Ricardo Lima, segundo resolução do diretório municipal em reunião no último dia 02. Ricardo destacou que o partido tem cinco pré-candidatos, mas a definição virá apenas em 2024.

Sem justificativa oficial, fontes ligadas ao PT apontaram uma manifestação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Barbalha (Sindmub), como possível causa das ausências de Camilo e Elmano na abertura da Festa de Barbalha. O sindicato tem realizado paralisações sistemáticas dos profissionais do Magistério, pedindo a implementação do reajuste do Piso Nacional, proposto pelo ministro Camilo, em 14,95%.

Sobre a tensão, a administração de Barbalha, alvo das manifestações, justifica que o Piso está garantido, independente do percentual aplicado na proposta do Ministério da Educação (MEC). Os sindicalistas defenderam a aplicação linear do percentual para garantir a reposição das perdas. A manifestação recebeu a adesão da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetance).

Aniversário

Camilo e Elmano permaneceram na casa do ministro, no Sítio do Caldas, desde a noite do sábado (03). Na ocasião, Camilo recebeu amigos e correligionários para comemorar seu aniversário. Além de Elmano, estiveram presentes, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), e o vice-presidente, Fernando Santana (PT); os prefeitos de Barbalha, Guilherme Saraiva; do Crato, Zé Ailton Brasil (PT); o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio (PSD), e outras lideranças.

Chamou a atenção na festa de aniversário, a presença dos quatro principais nomes da base do governista para a disputa ao Senado em 2024: o senador Cid Gomes (PDT), provável candidato a reeleição; o presidente do Republicanos, Chiquinho Feitosa; e os deputados federais Eunício Oliveira (MDB) e José Guimarães (PT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE