Museu de Santana do Cariri deve receber fóssil repatriado da Alemanha
Decisão foi tomada em reunião entre o Itamaraty, Universidade Regional do Cariri e Embaixada da Alemanha
Foto: ILUSTRAÇÃO DE BOB NICHOLLS/PALEOCREATIONS.COM
Natália Alves
17/05/23 11:00

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) indicou o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), em Santana do Cariri, para receber o fóssil do Ubirajara jubatus, que será repatriado da Alemanha. Encontrada na Bacia Sedimentar do Araripe, a espécime está no Museu Alemão de História Natural de Karlsruhe (SMNK) desde 1995 após retirada ilegal do Ceará.

Em reunião entre a Universidade Regional do Cariri, Itamaraty e a Embaixada da Alemanha, o o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), Inácio Arruda, indicou o museu de Santana do Cariri para receber o Ubirajara, levando em consideração que o local pertence à região do Geopark Araripe.

O fóssil do Ubirajara jubatus foi encontrado em uma pedreira entre Nova Olinda e Santana do Cariri e levado para a Alemanha em 1995. Pesquisadores ingleses e alemães publicaram sobre a descoberta em 2020, causando o questionamento da comunidade científica sobre a saída do fóssil do Brasil, que apontava para um possível contrabando.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ