Bancada petista de Salitre prepara cassação do prefeito Dodó
16/05/23 0:00

Em Salitre, as apostas são para saber até quando o prefeito Dodó de Neoclides suportará a pressão sobre sua gestão. Os escândalos se sucedem, mas o prefeito e sua família, investigados por corrupção, resistem bravamente. Depois da Polícia Civil indiciar 10 pessoas por crime de rachadinha, agora foi a vez da bancada do PT na Câmara pressionar a gestão, ao pedir explicação sobre irregularidades em contratos da Secretaria de Saúde. Na quinta-feira (12), liderados pelo presidente Carlinhos da Bulandeira (PT), os vereadores Antônio de Dedir, Claudia Lavor, Socorrinha, Paulo Pereira e Eridiane Ribeiro protocolam ofícios, junto à Tesouraria e Comissão de Licitação, querendo detalhamento dos contratos com a “PróSaúde” e a “Cooperativa de Trabalho e Serviços Operacionais”. Os vereadores apuraram denúncias de desvio de recursos, fraudes em licitação e irregularidades em contratações. O movimento nasce com cheiro de CPI e cassação. Dodó não respondeu, mas aparenta estar acuado.

TSE mantém Aniziário no poder em Jardim

A dupla Aniziário Costa e Antônio Neto, prefeito e vice de Jardim, respectivamente, pode dormir sossegada. Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sexta-feira (12), rejeitou recurso do vereador Sérgio Luciano, o Dr. Serginho (PDT), que pedia a cassação dos diplomas. O vereador de oposição acusava a chapa, reeleita em 2020, de crime eleitoral com abuso de poder econômico e político. A decisão do TSE pôs fim na intranquilidade política e administrativa que a batalha judicial provocava. Aniziário e Antônio Neto comemoraram a decisão nas redes sociais. Já a oposição evitou comentar a decisão e o fim do tensionamento, que colocava em xeque a continuação da gestão.

Gudy entra no páreo em Granjeiro para 2024

A Câmara de Granjeiro deu o aval para o ex-prefeito Raimundo Duclieux, o Dr. Gudy, entrar de vez na corrida pela Prefeitura. Em sessão no dia 12, a maioria dos vereadores confirmou o relatório do Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e aprovou as contas de 2013 do ex-prefeito. Agora, são quatro contas aprovadas e caminho livre para Gudy na disputa. Além das contas, Gudy teve cinco ações por improbidade arquivadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará. O prefeito Chico Clementino não fez força para tornar Gudy inelegível. Entre os aliados de Clementino, a avaliação é que o grupo quer vencer Gudy nas urnas, não no “tapetão”. A base de Gudy agradece e promete fazer uma disputa acirrada em 2024.

Câmara de Assaré contraria parecer do TCE

Quem também comemora a aprovação das contas de governo de 2013 é o ex-prefeito de Assaré, Samuel Freire (PT). Foram 10 votos favoráveis e uma ausência na sessão de quinta-feira (11). O detalhe é que a aprovação da Câmara derrubou o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que opinou pela desaprovação. Nada que pressionasse os vereadores. Os técnicos do TCE cumpriram a lei que considera improbos gestores que gastam mais que o permitido com folha de pagamento. Samuel extrapolou os gastos em 0,86%. A Lei de Responsabilidade Fiscal permite até 54% e Samuel gastou 54,86%. Apesar de elegível, Samuel não fala em candidatura para 2024. É aliado do prefeito Libório Leite (PDT).

Enquanto isso...

Em Milagres, o prefeito Cícero Figueiredo espera com expectativa as obras da primeira etapa de uma mega usina solar. O parque terá cerca de “um milhão de placas”. Figueiredo anunciou a parceria pelas redes sociais.

Serão nove polos de painéis solares (usinas), gerando mais de mil empregos diretos e indiretos. A parceria é com a gigante chinesa Powerchina. Figueiredo espera um investimento de R$ 1,8 bilhão.

Já em Farias Brito, é destaque nas redes sociais a situação do transporte escolar. Sucateada, a frota tem sofrido com quebras constantes. A situação leva os alunos a caminharem até cinco quilômetros a pé.

Os alunos mais prejudicados estão na zona rural, como o sítio Umburanas. Nos últimos 30 dias, pelo menos dois ônibus ficaram pelo caminho. Acionada pela população, a Secretaria de Educação não respondeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ