Chuvas continuam causando transtornos no Cariri
Correnteza de uma barragem invadiu casas em Farias Brito
Foto: Reprodução
Natália Alves
11/04/23 10:30

As precipitações do último final de semana ocasionaram uma série de transtornos para municípios do Cariri. A barragem do Rio Cariús rompeu em Farias Brito, devido às fortes chuvas durante a madrugada do dia 09. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva entre sábado (8) e domingo (9) foi de 35mm no município.

A forte correnteza da barragem invadiu casas e comércios, arrastando móveis e até derrubando muros. A Defesa Civil visitou o Conjunto Habitacional Albino Oliveira, área mais afetada pela inundação, e interditou temporariamente algumas residências.

“A administração de imediato buscou tentar amenizar o sofrimento e a ansiedade da população, levando assistência às pessoas mais carentes”, informou Emanuel Pinheiro, chefe de Gabinete de Farias Brito, ao dizer que aproximadamente 18 pessoas se deslocaram para uma escola do município. Além do abrigo para famílias desalojadas, a gestão anunciou contato direto para ajudar as famílias afetadas: (88) 98187-1101.

Em Caririaçu, o Açude São Domingos II voltou a sangrar após 14 anos. Com ele, seis reservatórios da Bacia do Salgado, no Cariri, estão com 100% do volume. Até o momento, cinco municípios do Cariri já decretaram situação de emergência: Altaneira, Missão Velha, Antonina do Norte, Porteiras, Lavras da Mangabeira. Segundo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a previsão apresentada para o trimestre formado pelos meses de março, abril e maio é de 40%de chuvas acima da média.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ