JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Municípios se comprometem na luta contra a transfobia
Representantes participaram de reunião que teve como pauta o enfrentamento a violências contra pessoas trans
Foto: Prefeitura de Barbalha
Joaquim Júnior
17/02/23 11:30

Representantes do movimento LGBTQIA+ do Cariri participaram de reunião com entidades dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha que teve como pauta o enfrentamento a violências contra pessoas trans. Na ocasião, foram discutidas parcerias entre os municípios do Crajubar e feita a entrega do termo de compromisso de enfrentamento à transfobia no município de Barbalha. A assinatura ocorre na mesma semana em que o governador do Ceará, Elmano de Freitas, inaugurou a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que vai investigar casos de preconceito e discriminação.

Brendha Vlazack, coordenadora da Casa da Diversidade Cristiane Lima, instalada em Juazeiro do Norte, explica que o documento entregue afirma o convênio com o município de Barbalha e, posteriormente, Crato, para apoiar a Casa da Diversidade para que ela acolha e atenda a população LGBTQIA+ também desses municípios, assim como já faz com a população juazeirense. A Casa é um projeto idealizado pelas ONG’s Associação Beneficente Madre Maria Villac (Abemavi) e Associação Caririense de Luta Contra a Aids.

Durante a reunião, estiveram presentes representantes da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, (STDSMDH), do movimento LGBTQIAPN+ da região do Cariri e da Coordenadoria Centro de Referência, representando a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará.

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social de Barbalha, Sandoval Barreto, acredita que é imprescindível trabalhar as políticas afirmativas, principalmente para a população LGBT, que precisa de assistência. André Lacerda, assessor especial de Políticas Públicas para a População LGBT da Prefeitura do Crato, destacou que o momento foi importante para o movimento:, “entregamos um documento para um convênio com a Casa da Diversidade, que acolhe as pessoas LGBTs que são vítimas de diversos tipos de violência”.

Ainda no encontro, foi proposto que em março, seja realizado o Fórum Regional da Diversidade, com a presença da Secretária Estadual da Diversidade, Mitchelle Meira, tendo Barbalha como cidade sede do encontro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE