JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Jardim elege o terceiro Conselho LGBTQIA+ do Ceará
O Conselho LGBTQIA+ de Jardim é o 3º criado no Ceará, depois de Juazeiro do Norte e Fortaleza
Foto: Reprodução
GENEUZA MUNIZ
27/01/23 9:00

O município de Jardim promoveu o 1º fórum para escolher os representantes para compor o Conselho Municipal LGBTQIA+. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (26), no Cras II, e reuniu o prefeito Aniziário Jorge Costa, vereadores, secretários, Guarda Civil, dentre outros segmentos da sociedade civil. A entidade tem como objetivo melhorar as políticas de promoção à cidadania para lésbica, gay, mulher bissexual, homem bissexual, travesti, mulher e homem transexual.

Instituído em 2019 pela Lei 278/2019, o Conselho LGBTQIA+ é o 3º criado no Ceará, depois de Juazeiro do Norte e Fortaleza. Ao todo, são dez representantes titulares e suplentes da Sociedade Civil e do Poder Público, que permanecerão durante o biênio de 2023 a 2025. Entre as funções, destacam-se discussão de projetos, programas, planos e políticas públicas, aplicação de leis que punem qualquer tipo de crime verbal ou físico à população LGBTQIA+ em Jardim. Além disso, deverá buscar critérios de aplicação dos recursos destinados ao setor.

Durante o fórum, o prefeito da cidade destacou a garantia em efetivar políticas públicas ao público LGBT. “Firmamos o compromisso em lutar pela efetivação e validação dos direitos LGBTQIA+ de Jardim, combatendo todo e qualquer ato discriminatório, mas também garantir a efetividade dos direitos humanos na nossa cidade em todas os aspectos e classes sociais, combatendo LGBTfobia, racismo, preconceito de classe, violência contra a mulher e todo e qualquer ato que venha a violar os direitos humanos”, afirma.

O evento também contou com a participação dos convidados Brendha Vlazack, Dr. Gilney Matos, Alessandra Braga e Jhully Carla, profissionais que têm amplo trabalho na promoção e defesa dos direitos do público LGTBQIA+ consolidados e reconhecidos a nível nacional. “A criação do Conselho Municipal LGBTQIA+, é mais um importante passo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que visa garantir direitos humanos de forma democrática”, afirma Dr. Gilney, pesquisador das políticas públicas para promoção LGBT no Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE