JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri comanda a Educação no Brasil e no Ceará
03/01/23 0:00

É motivo de muito orgulho para o povo do Cariria nova realidade da Educação brasileira: educadores do Cariri foram empossados no domingo(1º) e nesta segunda(02). No comando do Ministério da Educação, Camilo Santana é o novo ministro; Fernanda Pacobahyba é a presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação(FNDE) e Eliana Estrela permanece na condução da secretaria cearense. Esse reconhecimento ao talento dessas mulheres caririenses enche de satisfação a toda classe política do Cariri, mas principalmente aos professores, escolas e universidades, pela qualidade da formação na região. Camilo, ao ser empossado em Brasília, destacou o tempo em que ensinou na Fatec Cariri, chegando ao posto de coordenador. Esse dado é uma das causas desse sucesso no desempenho da educação do Cariri. Agora, não é permitido reduzir o entusiasmo. Faz-se necessário intensificar o trabalho a favor de que novas conquistas sejam alcançadas. O Cariri, hoje, brilha na direção da Educação brasileira. Tanto o ministro Camilo quanto a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, estão determinados a dar o melhor de si para promover uma revolução na Educação do Brasil, que regrediu nos últimos anos, tanto pela pandemia quanto pelos confrontos ideológicos, que afetaram a boa escola.

Eliana Estrela, a ajuda que vem com silêncio

A tão festejada qualidade da Educação do Ceará foi amplamente ressaltada durante o discurso de posse do ministro Camilo Santana. Ao ler, Camilo destacou a participação decisiva da governadora Izolda Cela nos avanços das escolas no Estado. Assumiu compromissos públicos, que irá se dedicar para que o ensino que hoje é referência no Ceará seja levado para as escolas de todo o Brasil. Não é fácil cumprir essa promessa. Camilo sabe do seu desafio, ao lado da sua secretária executiva Izolda Cela - a n°2 no ministério da Educação. A prestigiada posse com o vice-presidente Geraldo Alckmine seis governadores, liderados pelo cearense Elmano Freitas, aplaudiram Camilo e deram demonstrações inequívocas que o MEC dará um salto sob a gestão da dupla Camilo-Izolda. Agora, esses dois sabem que contam para que o êxito venha com a experiência decisiva, da talentosa secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela. Os números de sucesso alcançados pela Educação cearense, nos últimos quatro anos, tem o DNA da discreta Eliana Estrela.

Camilo monta equipe escutando ministro

Empossado, o ministro Camilo Santana sabe que tem uma tarefa pesada: resgatar a educação brasileira, que foi atingida pelas quatro trocas de ministros entre 2019-2022. Humilde, Camilo já trabalhou como ministro nesta segunda (02). Mostrou o ritmo que quer imprimir na educação brasileira. Como ainda tem entraves burocráticos a superar, Camilo se mudou para Brasília, e foi residir no apartamento de Cid Gomes, licenciado do Senado Federal até 31 de janeiro. Não pode perder tempo. No discurso de posse, ressaltou que tem um agradecimento especial ao ex-secretário da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira. Convidou-o a exercer uma das principais funções na Educação. Chagas Vieira ainda não aceitou, porém permanecerá esta semana ao lado de Camilo, para a montagem do ministério. É um grande passo para dizer sim, e vim contribuir com o trabalho que o Brasil torce que seja bem realizado pelo ministro Camilo Santana à frente da Educação do Brasil.

Guimarães se enfraquece ao abandonar Ceará

Focado na discussão nacional, onde vai assumir a liderança do Governo na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães perdeu espaços para o grupo da deputada federal, Luizianne Lins. Ao trocar o debate estadual pelo nacional, a corrente de Guimarães perdeu influência e posições, que tinha desde o primeiro governo de Cid Gomes, como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A força em ascensão é da Fetraece e do MST. O deputado estadual reeleito, Moisés Braz, é quem coordena as ações desses grupos. Além da Secretaria, no Cariri, Fetraece e MST querem a direção da Ceasa de Barbalha, hoje, com o ex-prefeito de Barbalha, Zé Leite. Moisés já disse que não abre mão de indicar um novo nome para o equipamento do Estado. Guimarães tem sido cobrado por seus aliados a ficar atento ao seu projeto político no Estado.

PT do Cariri exige Hospital Regional

O senador Cid Gomes está convicto de que merece uma maior participação no governo de Elmano Freitas. Ficou fora da campanha, mas avalia que sua ausência ajudou ao PT de Camilo Santana. Além das três secretarias já conquistadas, Cid quer mais: a presidência da Assembleia Legislativa, para impedir a reeleição do presidente Evandro Leitão, a acomodação dos irmãos Lia a Lúcio Gomes, o Porto do Pecém, o senador quer manter o controle da direção do Hospital Regional do Cariri. Ao continuar dando as cartas no Hospital Regional, Cid tem convicção, que mantém a influência sob suas lideranças na região. Só que essa reivindicação de Cid esbarra no Abolição, disposto a promover mudanças. Ciente do fortalecimento do PT estadual, o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, que tem reivindicado mais espaços para o partido no Cariri. Assumir a direção do Hospital Regional é uma das pautas, não apenas de Santana, mas de outros caciques petistas. Em uma reunião recente do partido, em Fortaleza, Santana pediu mais protagonismo das lideranças da região no Governo.

Vitória de Glêdson sobre Capitão Vieira

O prefeito Glêdson Bezerra deu, literalmente, uma volta no líder da oposição, vereador Capitão Vieira Neto. Não deu atenção nenhuma à lei proposta por Vieira, que obrigava o gestor juazeirense a consultar novamente a Câmara para assinatura do empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Depois que Glêdson vetou a matéria, a inércia da Câmara em apreciar o veto abriu espaço para que o prefeito assinasse o empréstimo com a CAF, sem se importar com a norma para criar empecilhos. Glêdson terá, agora, cerca de R$ 420 milhões para mudar a face de Juazeiro do Norte. A Câmara deixou de apreciar outros dois vetos e mais de 50 projetos de lei para beneficiar o Município. O preço pelo boicote à administração, supostamente liderado pelo presidente Darlan Lobo, pode favorecer a reeleição do prefeito Glêdson. A nova presidenta YannyBrena aposta no diálogo com o Município.

Disse me disse

Concorrida a posse da nova presidenta da Câmara de Juazeiro, YannyBrena. Nessa segunda-feira, Yanny prometeu uma nova gestão para a Casa.

Yanny assume com o apoio da maioria dos vereadores e já disse que quer conversar com o prefeito Glêdson. Quer o apoio para as demandas da Casa.

Prefeito Glêdson se comprometeu a promover uma reunião de todo seu secretariado com a Câmara de Juazeiro do Norte.

Prefeito Guilherme Saraiva prestigiou, em Brasília, a posse do ministro Camilo Santana. Além dele, outros 10 prefeitos como Vitor Valim, de Caucaia, estavam lá.

Essa comitiva de prefeitos cearenses foi comandada pelo presidente da Aprece, Dr. Júnior Castro.

Desculpe a ignorância, o prefeito Glêdson entrou no ano de 2023 com os bolsos cheios para sua reeleição, após assinar empréstimo do CAF?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE