JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Projeto pretende reflorestar 500 hectares de terra até 2026
Projeto visa fazer parcerias com proprietários rurais 
Foto: ICMbio
Geneuza Muniz
25/10/22 17:00

O projeto Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe pretende reflorestar 500 hectares de terra até 2026, distribuídos entre municípios do Ceará, Piauí e Pernambuco. No Ceará, serão contemplados os municípios caririenses Abaiara, Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Jati, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri. 

A meta a ser cumprida é 1,2 milhão de árvores plantadas nos próximos quatro anos. O Projeto é executado pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) e tem como apoiador financeiro o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Joaquim Freitas, coordenador geral do Cepan, detalha que da implementação até a conclusão, o projeto recuperará 30 nascentes, implementará 30 SAFs (Sistemas Agroflorestais) e serão mais de 30 mil beneficiados direta e indiretamente.

O professor Severino Ribeiro, Diretor do Cepan explicou que especificamente no Ceará o projeto já começou a ser executado. "A gente já tem alguns proprietários mobilizados em Santana do Cariri, no Crato, Barbalha e Porteiras". O Diretor também traz um alerta a população sobre os efeitos do desmatamento. "É muito importante lembrar que esse efeito, que o processo de desertificação é um processo irreversível, exaure completamente a capacidade de fertilidade do solo", pontua.

Entre os benefícios do projeto, estão a  estruturação de mercados locais de sementes e mudas nativas, participação e treinamento dos atores locais, engajamento e empoderamento de mulheres e comunidades tradicionais no território da Chapada do Araripe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE