JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Diocese de Crato se prepara para a beatificação de Benigna Cardoso às 15h
A expectativa é que estejam presentes cerca de 60 mil fiéis e autoridades eclesiásticas do Brasil
Tela do artista plástico: Joab Rocha.
GENEUZA MUNIZ
24/10/22 12:58

A Diocese de Crato está em contagem regressiva para um dos momentos mais aguardados pela Igreja Católica: a beatificação de Benigna Cardoso. A programação será iniciada às 15h, com o momento de misericórdia e, às 16h, com o Musical A Hora do Martírio. Será um dos eventos religiosos mais esperados do ano e a expectativa é que estejam presentes cerca de 60 mil fiéis e autoridades eclesiásticas do Brasil. Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e cardeal da Amazônia Brasileira, presidirá a celebração. O próximo passo será a abertura do processo de canonização de Benigna.

Benigna Cardoso da Silva, 13 anos, se tornou símbolo de católicos cearenses após recusar ter relações sexuais com outro jovem em Santana do Cariri. Ao recusar, a menina foi assassinada brutalmente com golpes de facão em outubro 1928. A história de Benigna se popularizou, e a adolescente conquistou devotos por todo o estado como uma mártir.

Após a morte, a menina passou a ser venerada na região do Cariri como símbolo da resistência contra feminicídio e violência sexual contra crianças e adolescentes. Com isso, o Vaticano vai oficializar nesta segunda-feira (24) a Menina Benigna como primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil. 

Padre Wesley Barros coordenador da Comissão para Beatificação, diz que Benigna é uma referência do ponto de vista social, pois foi uma adolescente que, nos anos 40, lutou para defender seus princípios. A beatificação faz parte do processo de canonização, quando é dado o atributo de santidade. Benigna será a primeira beata cearense. O momento  é a culminância da 19ª Romaria de Benigna, que acontece entre 15 e 25 de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE