JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Capitão Wagner falta menos de 1% para vencer
16/08/22 0:00

Pesquisa do Instituto Paraná - Jornal do Cariri/CN7/ Rede Plus FM mostra uma liderança consolidada do candidato de oposição Capitão Wagner com 40,1%. Os seus dois principais adversários, o candidato da família Ferreira Gomes, Roberto Cláudio (22,3%) e o candidato de Camilo, governadora Izolda e Lula, Elmano Freitas (17,7%) somam juntos 40%. Wagner os venceria por 0,1%. O que impede hoje a vitória do Capitão Wagner no 1º turno é a votação dos candidatos nanicos: Chico Malta (0,5%), Serley Leal (0,3%) e Zé Batista (0,1%). Baseado nesses dados, Wagner assistirá um embate entre Roberto Cláudio e Elmano pela 2ª vaga no 2º turno.

Camilo não tem
adversário no Senado

A situação eleitoral de Camilo Santana na disputa pela única vaga de senador é muito confortável. Camilo lidera a pesquisa do Instituto Paraná com 62,4%. A segunda colocada é a candidata aliada de Capitão Wagner, Kamila Cardoso, com 3,2%. Já o nome apoiado pelos FG para senador, o empresário Amarílio Macedo, que hoje sequer é candidato, pois a Federação PSDB - Cidadania definiu pela neutralidade. E o TSE deliberou que vale essa convenção de Chiquinho Feitosa, e não a do senador Tasso Jereissati favorável a apoiar Roberto Cláudio e Amarílio Macedo. Apesar de toda essa confusão, o desempenho de Amarílio Macedo é sofrível. Obtém apenas 2,2%. Desse modo, as eleições ao Senado se transformaram na guerra dos Camilos: o Santana e a Kamila Cardoso. Paulo Anacé, do PSOL desistiu. E Carlos Silva tem 0,8%. Camilo não tem adversários no atual quadro eleitoral.

Bolsonaro continua a
crescer no Ceará

A mesma pesquisa do Instituto Paraná retrata um avanço da candidatura do presidente Jair Bolsonaro no Ceará. As últimas três pesquisas - maio, julho e agosto - traz um crescimento contínuo de Bolsonaro e um sobe e desce de Lula. Por sua vez, Ciro Gomes, no seu estado, o Ceará, continua caindo, e ameaçando ter apenas uma votação de um dígito. Diferente do que prega Ciro, hoje quem faz perder voto no Ceará não é o apoio de Bolsonaro. É, na verdade, ser aliado da oligarquia Ferreira Gomes, no caso, o próprio Ciro. Os números do Instituto Paraná são reveladores: Lula tinha 44,4% em maio. Caiu para 42,1% em julho e agora sobe para 43,1%. Bolsonaro pontuava 25,8% em maio. Sobe para 28,6% em julho e agora tem 29,9%. Ciro é o 3º colocado distante e sem chances de reverter esse cenário desastroso. Em maio aparecia com 18,6%. Caiu para 13,5% em julho e afunda de vez agora com 13,2%. A diferença de Lula para Bolsonaro era 18,6 pontos percentuais em maio, caiu para 13,5 em julho e agora está em 13,2. A disputa no Ceará polarizou entre Lula e Bolsonaro.

Cid manda fazer
pesquisa no Cariri

Depois de abandonar o isolamento político a que se impora na Serra da Meruoca, o senador Cid Gomes quer saber onde vai pisar. Cid se isolou, após discordar dos métodos do seu irmão Ciro Gomes e do presidente do PDT, Carlos Lupi, na escolha de Roberto Cláudio candidato ao Abolição. Discordou do veto à candidatura da governadora Izolda Cela, por Ciro, que motivou o rompimento entre PDT e PT. Dividido entre o amigo Camilo e o irmão Ciro, Cid mandou fazer uma pesquisa para saber qual a real situação dos três candidatos na disputa. Cid teme pelo avanço de Capitão Wagner, seu adversário. A pesquisa do Instituto DataInfo começou pelo Cariri. No fim de semana, a equipe de pesquisadores esteve no Crato. A pesquisa não tem registro e serve apenas para análise interna. Antes de receber essa pesquisa, Cid já examinou os resultados do Instituto Paraná, que mostraram a força da candidatura de Capitão Wagner, líder isolado e hoje bem próximo de vencer as eleições no 1º turno.

Zé Ailton com moral
na cúpula do PT

Camilo tem formado um grupo muito forte no Cariri para enfrentar esta eleição e outros embates políticos que devem surgir no trajeto que o construirá para ser a maior liderança do Ceará. Entre os nomes mais fiéis e, consequentemente, prestigiados da região, está o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil. Na última semana, Zé Ailton mereceu uma reunião particular com Camilo e Elmano para ser convidado para comandar as campanhas de Camilo, Elmano e Lula no Crajubar. Zé Ailton vai ter a ajuda do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva. Entretanto, Zé Ailton será o coordenador geral. Zé Ailton deve deixar a prefeitura em 2024, mas em caso de vitória petista no Ceará e no Brasil, terá espaço garantido. A ideia é fazer de Zé Ailton um futuro deputado federal, fortalecendo ainda mais a liderança de Camilo.

Darlan ganha tempo
para articular reeleição

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo, não abre mão de disputar a sua reeleição e derrotar o grupo da vereadora Yanny Brena, comandado pelo seu irmão, o pré-candidato a deputado federal Yury do Paredão. Yanny tem acordo com a maioria dos vereadores e é favorita para ser eleita a próxima presidenta da Casa. Mesmo sabendo disso, Darlan tenta se articular para disputar novamente o comando do Poder Legislativo juazeirense. Para virar o jogo, negocia com os vereadores da base do prefeito Glêdson Bezerra. Contudo, Darlan enfrenta resistência desse grupo. O vereador Fábio do Gás também tem pretensões de presidir a Câmara de Juazeiro. E disse que só se une a Darlan, se for o candidato. Darlan até aceita desistir, porém é difícil convencer aliados como Capitão Vieira Neto e Janu de votarem em um nome da base de Glêdson.

Disse me disse…

Ainda em Juazeiro, a Câmara tem recebido críticas da imprensa local e da população pela baixa qualidade dos debates.

Acusações mútuas entre os vereadores Beto Primo e Janu chamou a atenção com troca de acusações. Foi preciso a intervenção da turma do deixa disso.

O médico Carlos Macedo comemora sua elegibilidade,
pode ser candidato a deputado federal.

É difícil a situação do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, que apareceu na lista do TCU como inelegível. Ele garante que será candidato.
Quem também precisa de uma liminar para ser candidato a deputado estadual é Argemiro Sampaio.

Desculpe a ignorância, vai pegar fogo a briga entre Roberto Cláudio e Elmano Freitas pela 2ª vaga no 2º turno da corrida ao Abolição?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE