JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Pesquisas devem apontar rumo no Ceará
02/08/22 0:00

Duas pesquisas - IPESPE e Real Time Big Data - registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem ser divulgadas nos próximos dias. Os  levantamentos devem nortear, principalmente, os prefeitos indecisos com relação à disputa estadual. A pesquisa do Instituto Ipespe, registrada no dia 27 de julho, tem publicação agendada para o dia 8 de agosto. Já o levantamento do Real Time Big Data, registrado no mesmo dia 27, será divulgado antes, dia 04. As pesquisas são esperadas com ansiedade nos comandos das campanhas de Capitão Wagner, Elmano Freitas e Roberto Cláudio. Serão as primeiras enquetes com as definições dos nomes, depois do racha do PDT com PT em confronto com Capitão Wagner. O Instituto Paraná também deve sair a campo para realizar sua pesquisa no Ceará. Essas primeiras pesquisas servirão para avaliar a força dos presidenciáveis no Estado.

Eunício faz pesquisas
para indicar o vice

Com a responsabilidade de indicar o candidato a vice na chapa do PT, encabeçada por Elmano Freitas, o ex-senador Eunício Oliveira tem deixado claro que sua preferência será um nome que agregue credibilidade e votos à chapa PT-MDB.  Eunício Oliveira descartou duas alternativas: sua esposa Monica Oliveira e o deputado estadual Danniel Oliveira. Para fazer uma escolha justa e agregadora, está realizando pesquisas qualitativas. Todos deputados estaduais, com exceção de Danniel, estão sendo testados. Desse modo, deputado Davi de Raimundão também pode ser uma surpresa e ser indicado. Além dos deputados estaduais, Eunício fez uma relação com seis mulheres. A preferência de Elmano e Camilo é por uma candidata mulher, mas a indicação é do MDB. Hoje, o nome mais cotado é da vice-prefeita de Itapipoca, Dra. Jocélia. Eunício garante divulgar o nome até o dia 3.

Lula vem mais
vezes ao Ceará

É prioridade de Lula incrementar a candidatura de Elmano Freitas ao Abolição. Na sua agenda, ainda virá ao Ceará no mínimo mais duas vezes, e uma delas, cumprirá compromissos no Cariri. Lula conversou demoradamente com Elmano, Camilo e José Guimarães. Acredita que a candidatura de Elmano vá para o 2º turno. Não fez prognóstico sobre quem seria o adversário do candidato do PT. Camilo ficou muito satisfeito com o sucesso da convenção do PT, que reuniu mais de 20 mil pessoas. E ficou emocionado com o apoio que a governadora Izolda Cela ganhou de Lula. Em seu discurso, Lula acusou Ciro e o PDT de terem feito o impeachment de Izolda. Outro destaque tanto de Camilo quanto do Elmano e, principalmente de Lula, foram os elogios a Cid Gomes. Não se sabe até agora se Cid irá participar da campanha de Roberto Cláudio.

Giovanni tem apoio
para ser candidato

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio,  foi às redes sociais para reafirmar que continua pré-candidato a federal, mas não esconde a situação política delicada em que se encontra. Giovanni é filiado ao PSD de Domingos Filho, vice na chapa de Roberto Cláudio. Entretanto, Giovani já declarou voto em Elmano Freitas, em fidelidade ao ex-governador Camilo Santana. Giovanni diz que teve uma reunião com a cúpula dos dois grupos, em separado. O presidente estadual do PSD, Domingos Filho, defende a candidatura de Giovanni. Mas a situação é delicada. Na esperança que Giovanni não seja candidato, pois o prefeito Glêdson Bezerra vota nele, o Republicanos incluiu na lista de candidatos, a professora Elizabeth Oliveira, mãe de Glêdson Bezerra. Nas redes sociais, Glêdson deu seu apoio a Giovanni, Fernando Santana, Camilo Santana e Capitão Wagner. E disse que o seu partido é Juazeiro do Norte e seu voto sempre será de quem ajudar o Município.

Vice-prefeito do Crato
apoia Camilo e Elmano

O efeito dominó dos que mudam de lado no Cariri continua intenso. No Ceará, 11 prefeitos do PDT já se declararam eleitores de Elmano e Camilo. Oito desses se desfiliaram. Do Cariri: Barbalha, Tarrafas e Assaré. E a lista cresce. Agora, foi a vez do vice-prefeito do Crato, André Barreto, filiado ao PDT. No sábado, enquanto era realizada a Convenção Estadual do PT, André Barreto estava reunido com o presidente regional do PDT, André Figueiredo, para anunciar seu rompimento. Barreto disse ao presidente André Figueredo que não poderia subir em um palanque contrário ao ex-governador Camilo Santana. Barreto levou para a reunião alguns secretários do Crato, que devem segui-lo. André Figueiredo tentou reverter a decisão, mas não conseguiu. Essa posição de André Barreto mostra  a força e a influência do prefeito Zé Ailton Brasil e de Camilo Santana.

Senador também
deve ser do PDT

O senador Tasso Jereissati provou que o Ceará não tem um coronel na política. Mas dois: o próprio Tasso e Ciro Gomes. Tasso, após entregar o PSDB para Chiquinho Feitosa, dando liberdade para definir as alianças eleitorais das eleições deste ano, mudou de ideia e impôs o apoio à candidatura de Roberto Cláudio. Na mesma decisão, deu uma rasteira em Chiquinho Feitosa, e o impediu de ser 1º suplente do candidato Camilo Santana. Fez isso, porque essa era a sua vontade. E Chiquinho não quis brigar com Tasso. Entre os 11 membros da federação PSDB-Cidadania, Chiquinho tinha seis votos contra cinco de Tasso. Porém, perdeu sem votar. Agora, Roberto Cláudio espera que Tasso aceite ser candidato à reeleição, tentando ser senador do Ceará  pela 3ª vez. Se Tasso não topar e manter a negativa, o PDT deve vim de chapa pura: o nome hoje mais provável é do deputado federal André Figueiredo. Essa decisão tem que sair até sexta, 05 de agosto. Como também Camilo procura agora um 1º suplente.

Disse me disse…
. A campanha de Roberto Cláudio aguarda, para o próximo dia 05, a presença de Cid Gomes.

. Na coordenação de RC, Cid é visto como único nome capaz de se contrapor ao prestígio de Camilo no Cariri.

. Quem também está assustado com essa ausência de Cid Gomes dos eventos políticos é seu sogro, Leitão Moura.

. O temor de Leitão Moura é que sua candidatura seja atingida pela crise entre os irmãos Ciro e Cid Gomes.

. Chefe do Setor de Compras da prefeitura de Lavras da Mangabeira , Glauber Júnior,  ameaçou de morte o radialista Francisco Fabiano, que é candidato a deputado e está sem fazer programa na FM Tempo.

.  Desculpe a ignorância, afinal, Cid Gomes vai ou não vai participar da campanha de Roberto Cláudio?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE