JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Veto de Ciro não é aceito por governadora
19/07/22 0:00

A governadora Izolda Cela deixou a sede do PDT do Ceará sem dar uma única palavra com a imprensa. No seu rosto, a imagem da indignação e da traição de Ciro Gomes, que a impediu de exercer seu direito legítimo de concorrer à reeleição. Não deixou barata a sua derrota. Na sua rede social, com estilo atacou a decisão do PDT:
— Meu partido (PDT) decidiu hoje, em reunião do diretório, que não terei o direito de concorrer à reeleição. Respeito a decisão. Seguirei firme, com força e coragem, honrando meu mandato e trabalhando pelo Ceará.
Esse golpe que o PDT deu na governadora Izolda implodiu o partido. É notório o seu inconformismo com sua derrota, articulada por Ciro e avalizada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Roberto Cláudio terá que juntar os cacos. E Cid Gomes precisa reaparecer rápido  para manter Izolda Cela no PDT.

Izolda não deve votar
em Roberto Cláudio

Derrotada por 55 votos a 29, numa votação no Diretório Regional do PDT, através de uma manobra de Ciro Gomes, a governadora Izolda Cela não falou sobre a derrota ao deixar a sede do partido, na noite de segunda (18). Porém, questionada no Cariri, no último final de semana, se votaria em Roberto Cláudio, caso o partido o escolhesse, Izolda deu uma gargalhada, desconversou e disse que o futuro a Deus pertence. E jogou uma indireta, ressaltando o desejo de que o “compromisso” pelo Ceará sempre esteja movendo as ações e decisões. Disse ter esse sentimento e que vai respeitar a decisão tomada, mas ressaltou que o desafio é ganhar a eleição e que uma “eleição não é brincadeira”. E concluiu pedindo prudência. No mundo real, dificilmente a governadora Izolda Cela apoiará a candidatura de Roberto Cláudio. Será aliada de Camilo Santana e apoiará o candidato dele ao Abolição. Já há um movimento para fazê-la ministra da Educação, num eventual Governo Lula.

 Roberto Cláudio evita
encontro na Expocrato

O clima está tão radicalizado dentro do PDT, e ainda mais agora com a consagração de Roberto Cláudio, que ele e a governadora Izolda Cela têm evitado se cumprimentarem. Na sexta (16), os jatinhos de Izolda e Camilo chegaram quase juntos no aeroporto Orlando Bezerra. Izolda desembarcou primeiro com Camilo Santana e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Nem esperaram por Roberto Cláudio. Foram para suas agendas. A tensão está tão desproporcional entre eles, que Roberto Cláudio evitou visitar à Expocrato nesta noite. Só a governadora Izolda esteve na feira. No sábado, novamente os dois deram um jeito de não se encontrarem publicamente. E na reunião do PDT desta segunda, Izolda e Roberto Cláudio foram separados pelo presidente regional do PDT, André Figueiredo, que ficou no meio deles, ao final, governadora Izolda se retirou enquanto apoiadores de Roberto Cláudio gritavam seu  nome.

Giovanni assume
tropa de Camilo

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, assumiu sem medo o papel de chefe da tropa de choque de Camilo Santana. Na semana passada, respondeu ao presidente do PDT, André Figueiredo, e garantiu que não vota em Roberto Cláudio. Criticou a fala de André sobre coação a prefeitos, dizendo que não existe partido sozinho e foi sarcástico: “isso é conversa para boi dormir”. Giovanni lembrou a truculência do PDT proibindo a candidatura de Gilmar Bender em 2020, para ajudar à reeleição de Arnon Bezerra e questionou: “será o mesmo problema com a Izolda?” Giovanni bateu forte e definiu: se o nome da base do PDT for Roberto Cláudio, não vota. Giovanni sobe o tom, e não teme sequer ficar sem legenda no PSD para concorrer à Câmara Federal.

Nelinho vice do PT
ou de Capitão Wagner

Diante da possibilidade de aliança entre MDB e o PT, o ex-prefeito de Russas, Raimundo Freitas, o Raimundinho, despertou para a possibilidade de emplacar o filho, deputado Nelinho Freitas, como candidato a vice do candidato do PT, se a vaga de candidato a governador não for de Eunicio Oliveira. Raimundinho também gosta da ideia do filho ser vice de Capitão Wagner, se o PT não romper com o PDT e apoiar Roberto Cláudio. Eunicio, nesse cenário, votaria em Capitão. Raimundinho está filiado no União Brasil e Nelinho no MDB. Raimundinho, se emplacar Nelinho na chapa majoritária, quer abrir caminho para sua candidatura a deputado federal. Sobre os movimentos do pai, Nelinho garante que será candidato a federal custe o que custar.

Lula articula com
Eunicio e Guimarães

Mal foi anunciado o resultado do encontro do PDT que rifou à candidatura da governadora Izolda Cela, o presidenciável Lula convocou a sua presença, em São Paulo, onde se encontra o deputado federal José Guimarães e o ex-senador Eunício Oliveira. Eunicio anunciou hoje, juntamente com outros 10 estados, o apoio do MDB à candidatura de Lula. No Ceará, está em curso uma aliança de 08 partidos: PT e MDB e mais PP, PSDB, PCdoB, PV, Republicanos e Cidadania para lançar um candidato para se contrapor ao nome dos FG ao Governo do Ceará. Lula endossou o rompimento do PT cearense com os FG, e disse a Eunicio e Guimarães, que virá só Ceará para ajudar na vitória desse candidato. O problema agora é definir o nome. Além de Guimarães e Eunicio, que colocaram seus nomes na mesa para disputar às eleições, há, ainda, outras duas alternativas: os deputados Fernando Santana e Elmano Freitas. A escolha deve ocorrer até a próxima semana.

Disse me disse…

Em Juazeiro do Norte, Roberto Cláudio terá o apoio do ex-prefeito Arnon Bezerra e de seu filho, deputado Pedro Bezerra.

A decepção na Expocrato ficou por conta do grupo do ex-prefeito Zé Adega. A reclamação é dos candidatos do MDB, que Zé Adega defende.

Eunício e Danniel Oliveira reclamaram da articulação para a caminhada pelo parque na abertura da festa. Zé Adega está ameaçado de perder força no MDB.

Discutidos nesta coluna, o afastamento do vereador Nando e a posse de Dárcio. Dárcio voltou à Câmara, que obedeceu à decisão judicial.

Também foi resolvida a tensão do vereador Pedro Lobo, que ameaçava não ser candidato, caso não tomasse posse na Assembleia. Pedro já está deputado.

Desculpe a ignorância, Ciro Gomes provou que é coronel ao impor à candidatura de Roberto Cláudio ao PDT?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE