JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Associação inaugura Teatro Luciany Maria em Juazeiro do Norte
Equipamento está instalado na Associação Dança Cariri (ADC)
Foto: Rodrigo Frota
Joaquim Júnior
07/06/22 10:30

O mês de junho marca a inauguração oficial do Teatro Luciany Maria, com programação de temporada de espetáculos de dança. O equipamento nasce como a realização de um sonho: desde o início das atividades da Associação Dança Cariri (ADC), em 2007, os irmãos Alysson Amâncio e Luciany Maria já sonhavam em criar um teatro que abrigasse trabalhos de artistas locais e de fora. O nome do Teatro homenageia Luciany, que faleceu no ano de 2019. Ela foi uma das fundadoras da ADC e atuou na produção da cena teatral local desde a década de 90.

De acordo com o professor e coreógrafo Alysson Amancio, durante a pandemia surgiu o indagamento de criar um teatro com as condições ideais, levando em consideração os recursos disponíveis. Assim, o espaço da escola, que já recebeu inúmeras mostras e espetáculos, foi transformado também em um pequeno teatro italiano com capacidade para até 50 pessoas.

Dessa forma, para a inauguração do Teatro Luciany Maria, foi montada uma programação com cinco espetáculos no mês de junho: a obra “Não é permitido pisar na grama”, da Cia Inspire e Cia Alysson Amancio, dia 04; o ensaio aberto “Qual é a paisagem depois da curva?”, do Projeto (Des)Fronteirizades, dia 08; “Faia”, do Coletivo Avessos de Teatro, dia 11; “Rudia”, de Aline Souza, dia 17; “Poliface Edith”, da Cia Engenharia Cênica, dia 25.

Todos os espetáculos começarão as 20h, com parte da programação gratuita. A entrada para alguns trabalhos será através de ingressos populares, sendo R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). “Decidimos  oferecer os trabalhos da forma mais acessível possível, pois um dos nossos objetivos é formar novos públicos para as artes cênicas”, conta Alysson. 

A princípio, a ideia é que o Teatro Luciany Maria seja um espaço para difusão de obras cênicas, dança, teatro, performance e circo. Futuramente, segundo Alysson, o sonho é agregar outras manifestações artísticas e ter galeria de artes visuais. Sobre o retorno às exibições presenciais, ele é enfático: nada substitui a presença do público, a energia da cena de modo presencial.

“Os últimos dois anos não foram fáceis para os artistas. Embora tenham acontecido muitas lives, nada substitui a presença do publico, a energia da cena de modo presencial. Desse modo, estamos muito felizes e emocionados por estarmos fomentando mais um espaço cênico para a nossa região do Cariri, uma casa para receber os artistas locais e trabalhos de outros territórios”, enfatiza Alysson, ao dizer que essa alegria se deve também ao fato de voltarem a apresentar os espetáculos de modo presencial.

“Precisamos fortalecer os artistas e grupos locais. Então convidamos a toda comunidade caririense a se fazer presente em algum dia dos espetáculos. Venham prestigiar esse novo teatro e, principalmente, fortalecer o movimento da cena artística local", relata, ao dizer que é chegada a hora de descolonizarmos o pensamento e acabarmos a cultura impregnada de acreditar que só é bom o que é de fora. "Temos, na região do Cariri, artistas e grupos extremamente talentosos e eles/elas também precisam ser valorizados/valorizadas”, finaliza Alysson.

Serviço:

Teatro Luciany Maria, localizado na Associação Dança Cariri

Rua São Francisco, 836, São Miguel, Juazeiro do Norte

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE