Sesa anuncia medidas para volta de cirurgias eletivas
Retomada acontecerá em três etapas.
Instituições de saúde deverão criar protocolos próprios. Foto: Sasin Tipchai/Pixabay
Joaquim Júnior
09/07/20 11:07

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nota técnica sobre a retomada de cirurgias eletivas. Desde o dia 16 de março de 2020, quando foi decretado Situação de Emergência em Saúde no Estado do Ceará, elas foram suspensas como medida para enfrentamento e contenção da infecção humana provocada pela covid-19. Agora, respeitando particularidades de cada unidade de saúde, sugere-se a retomada gradual das cirurgias eletivas, que acontecerá em três estágios.

Conforme apresentado pela Sesa, as instituições de saúde deverão criar protocolos próprios, com base nas recomendações científicas mais atualizadas, acerca das práticas de prevenção e controle da transmissão da Covid-19. Na primeira fase da retomada, ocorrerá até 50% dos níveis normais de atividade cirúrgica; na segunda fase, até 75%; e, na terceira, fase até 100% dos níveis normais de atividade cirúrgica ou o mais próximo possível dos níveis normais de atividade, com segurança. Os níveis normais de atividade dependem da capacidade instalada de cada hospital quando já operava antes da Covid-19.

Os agendamentos das cirurgias só poderão ser feitos com exclusão da Covid-19 após teste de RT-PCR negativo. Caso o exame der positivo é necessário que adie a cirurgia até que a doença seja excluída após novo teste de RT-PCR negativo. Essa decisão exigirá discussão com a equipe técnica, e compartilhamento de decisão com o paciente.

Com informações da Sesa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ