Espedito Seleiro é agraciado com Medalha da Abolição
A entrega será no dia 25 de março, data Magna do Ceará
FOTO: Eduardo Abreu
GENEUZA MUNIZ
21/03/22 20:00

O artesão caririense Espedito Seleiro será contemplado com uma das honrarias mais nobres do Ceará, a Medalha da Abolição. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, no último dia 8 de março. Além do mestre Espedito, recebem a medalha, referente ao ano de 2020, Socorro França e o humorista cearense Tom Cavalcante. A entrega será no dia 25 de março, data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão em terras cearenses.

O  Artesão é destaque internacional por produzir sandálias, bolsas, mobília, entre outras peças, em couro desenhado com a tradição e cultura do Ceará. Sobre receber a medalha Espedito comenta: “eu fiquei pensando se era de ‘vera’ [verdade] mesmo. Porque todo mundo fala que é importante. Eu nem sabia que existia, sabe. Depois foi que vieram me contando devagarzinho, e eu tô acreditando que existe. Para mim foi uma satisfação, porque eu não sabia nem seu merecia. Ele [governador Camilo Santana] me ligou numa boca de noite, conversou, e me avisou que eu ia ser homenageado. Aí eu só tenho que agradecer a Deus e ao povo que está vendo o meu trabalho, que eu faço todo o carinho e gosto”, ressaltou.

Medalha da Abolição

A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto. Após três anos de ausência do evento, devido à pandemia, o chefe do Executivo cearense entregará pessoalmente a comenda a cada um dos homenageados. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ