JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Período chuvoso traz alerta sobre “virose da mosca”
Somente em 2022, quase 30 mil casos da “virose da mosca” já foram registrados
Foto: prefeitura de Fortaleza
GENEUZA MUNIZ
15/03/22 18:30


Em 2022, o Ceará já registrou quase 30 mil casos  da chamada “virose da mosca”. O número é considerado dentro da normalidade, mas vale ficar atento aos sintomas e às formas de se precaver, visto que é nesse período de maior índices de chuvas que é registrada a alta de casos. Além disso, esses picos podem sobrecarregar o sistema de saúde pública. 


A médica pediatra e pneumologista, Kaline Christi explica como se caracteriza a Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda. “São vômitos súbitos, diarreia, dor abdominal, falta de apetite, dores no corpo, de cabeça, que podem incluir prostração e febre”.  A contaminação acontece de forma muito fácil, já que as moscas estão por todos os lados e elas são as principais responsáveis pela transmissão. 

“As moscas são vetores de vírus e bactérias. No caso da gastroenterite, ela é causada por um enterovírus. Então, a mosca vai estar lá, contaminada pelo enterovírus, vai pousar no alimento ou em determinados objetos, a gente vai ter contato com esses objetos e, a partir disso, a gente vai estar contaminado com enterovírus”. É muito importante uma maior atenção  às crianças, pois elas são mais descuidadas com a higiene das mãos e levam objetos para a boca o tempo inteiro. 


A médica esclarece que nessa época de transição, entre verão e inverno, as temperaturas estão mais quentes e há maior variação climática, “tornando o período muito favorável à proliferação de moscas e de outros insetos como Aedes aegypti, por exemplo”.


As formas de prevenção são medidas simples, como evitar algum ponto de acúmulo de água, lixo exposto, colocar telas nas  janelas, não deixar as portas abertas por um período longo de tempo. Quando for preparar algum alimento, evitar deixar ele minimamente exposto e sem nenhum cuidado, ter bastante atenção na hora de preparar os alimentos, deixando-o bem cozido e protegido da exposição às moscas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE