Bolsonaro vem ao Cariri apagar incêndio
08/02/22 0:00


Bolsonaro vem ao Cariri apagar incêndio

O presidente Jair Bolsonaro desembarca nesta terça (08)pela manhã, no aeroporto Orlando Bezerra, com uma missão pessoal: apagar a má impressão deixada em sua live da semana passada, exibindo seu total desconhecimento sobre Padre Cícero e a cidade de Juazeiro do Norte. Na sua conversa semanal com internautas nas redes sociais, Bolsonaro chegou a declarar que Padre Cícero nasceu em Pernambuco. Para complicar mais o seu desconhecimento com o povo do Cariri, Bolsonaro esqueceu o nome da cidade Juazeiro do Norte. E não sabia que Padre Cícero nasceu em Crato e construiu sua história vitoriosa em Juazeiro. Irritado, chamou os assessores dele de “pau de arara”, e os criticou por deixarem cometer essas falhas. Ao pegar, em Juazeiro, o helicópotero que o levará para Salgueiro e à tarde para Jati, onde entrega obras da transposição do São Francisco, Bolsonaro tem uma chance de se desculpar com Juazeiro do Norte e o Padre Cícero. Afinal, desgastado no Nordeste, tudo que o presidente Bolsonaro não quer é uma confusão sobre a importância de Padre Cícero.

Glêdson minimiza crise de Bolsonaro

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, foi perguntado sobre o desconhecimento do presidente Jair Bolsonaro, sobre a origem de Padre Cícero. Glêdson foi direto: não devemos dar maior relevância a esse episódio, minimizando a crise e evitando aumentar a polêmica com Bolsonaro. Glêdson reconheceu a repercussão negativa, mas disse não ser afeito a acusar ou tachar pessoas por falas isoladas, ditas em um único momento. O prefeito lembrou que o Padre Cícero é muito grande e, por isso, é importante que cada homem público tenha muito cuidado ao fazer esse tipo de abordagem. Foi uma crítica sem agressões ao presidente da República, por ter sido descuidado com a figura de um homem santo. O Padre Cícero está em outro patamar. Glêdson observou que quando se mexe com religião e cultura, dependendo do que se fala, as pessoas irão fazer uso em benefício próprio ou para atacar reputações. Esperando que o presidente Bolsonaro venha a esclarecer a sua participação na live semanal, o prefeito Glêdson disse não querer acusar ninguém. Na verdade, permite que Bolsonaro faça as pazes com um pedido formal de desculpas.

Eunício vem ao Cariri falar sobre alianças

Depois de conversar com o governador Camilo Santana, sobre alianças para este ano, entre PDT-PT e MDB, Eunício Oliveira esteve no Cariri para deixar sua base ciente das negociações. Eunício comunicou aos emedebistas da região que o partido está negociando tanto com o governador Camilo, quanto com Capitão Wagner. A preferência evidente de Eunício é se aliar com a chapa PDT-PT. Se essa chance se concretizar- há empecilhos enormes a serem ultrapassados - Eunício vai indicar um dos nomes dos deputados estaduais. A lista não discrimina ninguém: Walter Cavalcante, Davi de Raimundão, Rafael Branco, Agenor Neto e Leonardo Araújo, para indicação de vice na chapa do PDT. Daniel Oliveira saiu da disputa. Oficialmente, prefere disputar à reeleição. Na verdade, Eunício não quer escolher um parente. Já se a aliança PDT-PT oferecer a vaga de 1º suplente de senador de Camilo, Eunício indica o filho, Rodrigo Oliveira. Só que Eunício tem conversado com Camilo. Há resistências insuperáveis de Ciro Gomes a presença do MDB na chapa comandada pelo PDT na corrida eleitoral pelo Abolição.

Ciro resiste a acordo do PDT com Eunício

Ciro Gomes é hoje um político difícil de se conviver. A cada dia, tem ouvido mais só a ele e ao marqueteiro João Santana. Não escuta mais ninguém. Essa firme oposição dele ao nome de Eunício pode desagradar a Camilo e a Cid Gomes, mas é perda de tempo. A palavra final sempre é de Ciro. Cid não o desafia nem o contesta. Vejam o que ocorreu, quando Camilo resolveu enfrentar Ciro para barrar a continuidade das agressões dele a Lula. Isso aconteceu durante uma reunião entre Camilo e Ciro, no Abolição. Ao ser cobrado por Camilo, pelo excesso de ataques diários contra Lula, Ciro pregou aviso: é minha quarta e última candidatura presidencial. Vou desconstruir Lula. Vou mostrar a verdadeira cara do Lula e do PT. Em tom calmo, Camilo indagou de Ciro sobre a aliança no Ceará entre PT e PDT. Ciro não se fez de rogado: você, Camilo e Ciro cuidem do Ceará. E me deixem fazer a minha campanha. Confirmou: não há possibilidade dele apoiar Lula contra Bolsonaro no 2º turno. A frase é sempre a mesma: remember 2018. Tradução: lembrem-se de 2018, quando Ciro viajou para Paris no segundo turno. Essa posição irredutível de Ciro não agradou a Camilo e enfureceu Lula, a quem o Governador confidenciou o teor das confissões ciristas. Cid Gomes também não ficou satisfeito, mas não pode fazer nada para mudar a opinião de Ciro. Diante desse impasse, será difícil Ciro recuar e aceitar dividir palanque com Eunício, mesmo com Camilo insistindo. Já para Eunício apoiar a candidatura de Capitão Wagner, está ficando complicado: a oposição alega que precisa confiar em Eunício. E ele insiste em repetir o erro de 2018, diz os adversários da oligarquia Ferreira Gomes.

Cid Gomes anuncia apoio a Camilo

Após reunião ocorrida nesta segunda (08), em Fortaleza, a executiva estadual do PDT deliberou pelo apoio total à candidatura do governador Camilo Santana ao Senado Federal. Quem se manifestou em nome da direção pedetista foi o senador Cid Gomes: ” A Executiva estadual do PDT reafirmou a posição de manter a aliança com todos os partidos que compõem a base aliada do governador Camilo Santana, a quem vamos apoiar integralmente caso saia candidato ao Senado pelo PT. Entendemos que essa união de forças vem garantindo avanços aos cearenses nas diversas áreas”. No mesmo texto, assinado por Cid nas redes sociais, o senador cearense reafirma apoio à candidatura de Ciro Gomes ao Planalto, que vem sendo duramente contestada dentro do PDT nacional. ”Reforçamos também nosso irrestrito apoio à candidatura de Ciro Gomes à presidência da República. O Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido por Ciro é a única saída para acabar com essa polarização odienta que vem destruindo o Brasil e traz a esperança de que o País possa voltar a crescer” . Esse ataque de Cid a Lula e ao PT não estava no script. É claramente uma imposição de Ciro, que ao adotar esse comportamento, cria instabilidade na aliança PDT-PT.

Darlan rompe com Capitão Vieira

O presidente afastado da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo, está decepcionado com sua base aliada. Recentemente, rompeu com seu vice-presidente, também afastado, Capitão Vieira Neto. Os dois se afastaram por discordarem em relação à presidência do vereador Willian Basílio-Bilinha. Darlan soube que Vieira se articulou com Bilinha para manter seus assessores e os de Darlan foram retirados da folha. Darlan está decidido a destruir a gestão do vereador Bilinha. Para Darlan, virou questão de honra tirar Bilinha do poder. Outro que deve entrar na mira de Darlan, é o assessor jurídico da Casa, o advogado Erivaldo Oliveira. Darlan tem repetido que o assessor é um traidor e que só quer saber de quem está no poder. Darlan garante que custe o que custar, voltará ao Poder na Casa.

Cariri no centro da sucessão presidencial

Em menos de 72 horas, Juazeiro do Norte recepcionou dois dos três mais importantes presidenciáveis brasileiros: o presidente Bolsonaro, que pousa nesta terça, e no final de semana, quem esteve fazendo pré-campanha ao lado do prefeito Glêdson Bezerra, em visita ao Horto, foi Sérgio Moro. Os dois são os principais adversários de Lula, que também programa vinda a Juazeiro do Norte. Néofito na política, Sérgio Moro se esforçava para ser agradável a quem o cumprimentava durante seus eventos políticos. Na estátua de Padre Cícero, deu uma volta no cajado, mas não revelou seus pedidos. Lógico que mesmo negando, apelou ao Padre Cícero para chegar ao segundo turno, e ser eleito sucessor de Bolsonaro. Para quem estranhou prefeito Gledson acompanhar Moro, lembre-se que ambos são filiados ao Podemos.

Disse me disse...

O prefeito de Redenção, Davi Benevides, esteve no Cariri este final de semana. Davi manteve contatos políticos na região.

Filho do deputado federal e secretário estadual, Mauro Filho, Davi articula candidatura à Assembleia Legislativa. Deve se filiar ao PDT.

A pedido da vereadora Auricélia Bezerra, o deputado Rafael Branco marcou audiência com as direções de Cagece e Enel, em Fortaleza.

Rafael e Auricelia questionaram sobre abusos nas cobranças em comunidades carentes de Juazeiro. As empresas prometeram respostas.

No Crato, os líderes da oposição, Aluísio Brasil e Zé Adega, parecem ter sentido a pancada do julgamento do TRE em que Zé Ailton foi inocentado.

Aluísio e Zé Adega sumiram do cenário político na última semana. Já o prefeito Zé Ailton curtiu a ressaca da vitória esmagadora.

Deputado Agenor Neto está insatisfeito dentro do MDB. Seus colegas, como Davi de Raimundão, é que tentam apaziguar as brigas tanto dentro da bancada estadual quanto com a direção regional do partido.

Cid Gomes atacou a deputada federal Luizianne Lins nesta segunda (08), após reunião da executiva estadual do PDT.

Essa atitude demonstra o nervosismo de Cid em não assegurar a aliança PDT-PT. Luizianne avança internamente no PT, na defesa do rompimento com os FGs.

Desculpe a ignorância, até quanto o PT e Lula vão engolir calados tantas agressões da oligarquia Ferreira Gomes e ainda apoiá-los para o Abolição?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE