JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri recebe Workshop Estadual de Empregabilidade Trans
Evento será realizado nesta sexta-feira (04), em Juazeiro do Norte
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
02/02/22 8:30

O município de Juazeiro do Norte sediará, nesta sexta-feira (04), o Workshop Estadual de Empregabilidade Trans da Região Cariri. O encontro é realizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT. Com tema “Dialogando o respeito e inclusão para oportunizar”, o evento será realizado entre as 8h e 16h, no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever através do link da Ficha de Inscrição.

A iniciativa, conforme apresenta a SPS, leva em consideração que um dos maiores desafios da população trans no Brasil ainda é a empregabilidade. Diante disso, o encontro busca discutir estratégias de inclusão e permanência desta população no mercado de trabalho formal. No workshop, estarão reunidos diferentes setores da sociedade civil e do poder público, em que empresários da indústria e do comércio da região debaterão a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho e partilharão suas iniciativas e experiências com o público. A programação faz parte dos 20 Dias de Ativismo pela Visibilidade Trans, realizada em alusão a duas datas: 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, e 15 de fevereiro, Dia Estadual de Combate à Transfobia.

Brenda Vlasak, primeira mulher trans a se formar em Assistência Social na Região do Cariri, atualmente gerente no Núcleo de Diversidade e Gênero da Prefeitura de Juazeiro do Norte, explica que o encontro, além de ser uma ação de visibilidade para pessoas trans, representa também a possibilidade real de acesso ao mercado de trabalho. “E isto significa muito para uma população que sofre desde cedo com preconceitos diversos, seja no ambiente escolar, em casa ou na rua”, afirma Brenda.

Como enfatiza Socorro França, titular da SPS, “estimular a empregabilidade de pessoas trans é fundamental para superarmos uma situação de preconceito, de violação de direitos. E termos essa atuação no interior é de extrema importância para a construção de um Estado mais inclusivo”. Por sua vez, a Orientadora da Célula de Programas e Projetos para LGBT da SPS, Samilla Marques, explica que, no Cariri, Juazeiro do Norte foi escolhido para sediar o Workshop Estadual de Empregabilidade Trans por ainda haver um número elevado de pessoas trans vivendo na prostituição. “E esta ação será ponte entre este público e as empresas que podem oferecer oportunidades de emprego e renda no circuito Crajubar”, pontua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE