Jornal do Cariri
Sinal vermelho
Além do Crajubar, Camilo propôs o lockdown em Brejo Santo
30/06/20 0:00

O governador Camilo Santana não tem esperado a decisão dos prefeitos do Cariri com relação ao isolamento mais rígido. Além de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, Camilo propôs o chamado lockdown em Brejo Santo. Entre os que não esperaram pelo governador estão os prefeitos de Jardim, Aniziário Costa; Santana do Cariri, Pedro Henrique; e Milagres, Lielson Landim. Até o dia 29 de junho, os três municípios tinham registrado 143 casos, com nove óbitos e uma curva descendente. Colhem os frutos da queda nos números de casos e devem flexibilizar em breve. Entre os casos mais preocupantes, Mauriti e Várzea Alegre andam longe de fazer um enfrentamento eficaz. Juntas, tinham no dia 29 de junho, 477 casos confirmados com 15 óbitos e uma curva crescente. Nos dois casos, o Ministério Público orientou medidas mais rígidas, mas na prática há falhas, principalmente na fiscalização. A ineficiência assusta.

Folia de São João

Algumas lideranças políticas de Potengi, além de não temer o coronavírus, fazem questão de contribuir com a sua disseminação. No dia 23, o vice-prefeito Galvão; o ex-prefeito Samuel Tenório e o assessor jurídico da Câmara, Normando; entre outros, estiveram na casa do médico Fabiano, comemorando a festa de São João. Todos estavam sem proteção e desrespeitando o decreto de isolamento social, fazendo da comemoração uma festa clandestina. Divulgada nas redes sociais, a irregularidade acabou chamando a atenção da gestão municipal, que reagiu com veemência. A secretária de Saúde, Clara Saionara, publicou nota de repúdio, onde avaliou como inadmissível a atitude de gestores e demais cidadãos, em desobedecer aos órgãos governamentais e de saúde. Na nota, a secretária promete tomar as medidas cabíveis. Para a população, ficou o mau exemplo.

Farra das eleições

A decisão de manter as eleições municipais para este ano parece ter despertado, em algumas lideranças, o sentimento de transgredir as regras. Parecem esquecer os tempos de pandemia e que estão desrespeitando decretos governamentais e orientações de autoridades de saúde. É o caso do grupo ligado ao ex-prefeito de Assaré, Antônio Oliveira. Ao lado do ex-prefeito Samuel Freire e do pré-candidato Libório Leite, os líderes têm percorrido o Município, promovendo reuniões e aglomerações. Parte dos integrantes da comitiva, inclusive o ex-prefeito Oliveira, não usa máscara de proteção, sem falar nos abraços e apertos de mão. Essa e outras denúncias, como a distribuição de material de construção, circulam nas redes sociais e podem comprometer o futuro eleitoral do grupo. A denúncia está a caminho do Ministério Público.

Debate frustrado

O primeiro debate entre os pré-candidatos a prefeito de Altaneira, marcado para o dia 27, acabou não acontecendo. A organização acusou falhas técnicas para a transmissão na rede social Facebook. Prontos para a discussão estavam o vereador Adeilton Silva (PSD), o professor Paulo Robson (PDT) e o servidor Manoel de Sousa, o Nézio (Podemos). O adiamento para o dia 4 de julho acabou frustrando os internautas, que esperavam um festival de críticas à gestão do prefeito Dariomar Rodrigues. Mas, a composição do debate levantou outra questão; onde estão os outros pré-candidatos? Pelo menos, quatro nomes já circularam como pretendentes. O debate acabou revelando um esfriamento nas pré-candidaturas de nomes como Ricardo Arrais, Paulo Robson, Charles Leite e Kesia Alcântara, esposa de Palito Megasom. Teriam desistido?

Sonhando com a vice

Sem protagonismo na política local, o PT de Farias Brito tenta emplacar o candidato a vice-prefeito na chapa oposicionista. Recentes publicações nas redes sociais colocam o nome de Samuel Linhares como favorito. Além do diretório petista, Samuel teria o apoio do Pros e do Avante. Apesar das especulações, as direções municipais dos dois partidos ainda não oficializaram os apoios. A articulação para compor a chapa majoritária, que terá o pedetista Deda Pereira, não conta com o aval da base governista do Estado. O governador Camilo Santana e o deputado estadual Fernando Santana, principal articulador governista na região, são simpáticos à pré-candidatura do ex-prefeito Vandevelder Freitas. A expectativa é que o governador não suba em nenhum palanque em Farias Brito. Em eleições anteriores, os petistas questionaram a posição.

Dando resultado

O resultado das investigações do Ministério Público nas prefeituras do Cariri começou a aparecer. Em Granjeiro, o promotor Rafael Couto Vieira tem muitas dúvidas com relação à compra de 3 mil litros de álcool em gel. Rafael quer saber onde foi parar parte do produto, já que pelos cálculos foram distribuídos menos da metade aos cerca de 4,8 mil habitantes. A conta é simples: para a distribuição, foram comprados oito mil frascos de 250ml, quando deveriam ser adquiridos 24 mil para distribuir os 3 mil litros do produto. Como agravante, a compra foi feita sem licitação com pagamento avista. A promotoria realizou inspeção na Prefeitura, no dia 25, temendo o consumo rápido e a perca dos elementos de provas. Caso se confirme as suspeitas, o prefeito Ticiano Tomé será denunciado por improbidade, com pedido de ressarcimento dos valores.

Enquanto isso...

... Ainda em Granjeiro, a mesma inspeção buscou provas para outros procedimentos em andamento no Ministério Público. A investigação é sobre reformas de prédios públicos, pagas possivelmente de forma irregular. Para a Promotoria, em ambos os casos, ainda são necessárias diligências complementares.

... Em Jardim, o prefeito Aniziário Costa está mantendo o isolamento rígido, apesar da pressão do comércio. O Município ultrapassou os 30 casos de covid-19 com dois óbitos. Na Câmara, a maioria dos vereadores tem concordado com a decisão da Prefeitura. Dependendo da obediência da população, a gestão acredita que, em breve, poderá flexibilizar a economia.

... Em Nova Olinda, a oposição ao prefeito Ítalo Brito acabou se surpreendendo com o convite do Abolição ao ex-prefeito Afonso Sampaio para entrar na disputa deste ano. Afonso foi cassado, mas continua elegível e teria o apoio do governador Camilo Santana. Mais surpresa ainda foi quando Afonso recusou o convite. Não quer mais disputar eleições.

...Afonso prometeu ficar na base governista e trabalhar para derrubar o prefeito Ítalo Brito, responsável pela sua cassação. A candidatura do grupo deve vir de indicação do deputado federal Idilvan Alencar, que hoje organiza a oposição. O detalhe na articulação é que Idilvan vai colocar no mesmo palanque petistas e Afonso, adversários históricos no Município.

... Em Missão Velha, o debate é sobre o recesso parlamentar. O vereador Eduardo Honorato sugeriu a suspenção das férias, agendadas ainda para este mês de junho. Para o vereador, a crise exige que a Câmara se mantenha atenta às discussões necessárias ao enfrentamento da pandemia. Honorato diz que não é hora de vereador tirar férias.

... O debate levantado por Honorato tem como base a avaliação de especialistas que apontam uma curva ascendente na região do Cariri, o que inclui Missão Velha. Ele cita a importância de acompanhar e fiscalizar as ações do Executivo com relação à aplicação de recursos contra a covid-19. O presidente da Câmara, Nairton Macêdo, foi contra a proposição.   

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ